Carnaval do Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil)
O Carnaval de Salvador é, de fato, a maior festa de rua do planeta. A magia que habita por aqui antes, durante, e até mesmo, depois do Carnaval é inegável por qualquer folião, mas quem é baiano - já acostumado com a festa - sempre fica com o desejo de conhecer outros carnavais. É comum, diante de uma festa tão grandiosa, se questionar quais são e como são realizadas os carnavais em outras capitais.
Pensando nisso, o iBahia fez um guia com 5 festas emblemáticas do Brasil para que você tenha opções de escolhas para curtir quando a pandemia acabar - até porque já são 2 anos sem a folia, não é?! E aí!? Partiu?!
- Rio de Janeiro (RJ)
O Rio de Janeiro tem muitas semelhanças com Salvador por ser uma cidade litorânea. Mas, no quesito Carnaval a coisa muda um pouco de figura. Por lá, opções não faltam. Há possibilidades para quem curte bloquinhos no modelo de Salvador, pra quem curte uma praia no interior visitando Búzios e é claro, o destaque: os desfiles das escolas de samba. Quem nunca ouviu falar na Mangueira, Beija-Flor, Salgueiro e Portela? O carnaval carioca é tão importante que vale a pena a visita, pelo menos uma vez na vida, por todo brasileiro. Não é à toda que já foi parar até no Guinness Book, né minha gente!?
Agora, atenção! Se você optar por este destino, fique ligado no bolso antes de ir à cidade maravilhosa. Para participar dos desfiles da Sapucaí, é necessário investir um alto valor na compra dos ingressos - sejam eles para à escola em si ou em algum dos camarotes instalados no espaço. Os tickets precisam se comprados com bastante antecedência e os valores variam entre R$ 200 e R$ 2.000.
Agora se você ainda quer acompanhar as escolas de samba, mas de uma forma mais raiz, sem gigantismo, uma boa opção é assistir aos grupos da terceira à sexta divisão. Os desfiles ocorrem na Intendente Magalhães e são muito mais acessíveis, além de ainda serem um espetáculo muito popular.
Já para quem curte fantasia e blocos de rua, recomendamos o tradicionalíssimo Cordão da Bola Preta (Lapa), o Toca Rauuul (Centro), o Sargento Pimenta (Aterro do Flamengo) para os fãs de Rock n’Roll e o AfroReggae (Centro). Todos circulam por bairros cariocas e lembram muito o Furdunço soteropolitano.
- São Paulo (SP)
O carnaval de São Paulo é bem parecido com o carnaval carioca. Por lá, você pode acompanhar desfiles de escolas de samba e também blocos de rua. A diferença mesmo é na magnitude carnavalesca e como consequência nos preços, que são bem mais conta. Todos os desfiles acontecem no Sambódromo no Anhembi. Já a folia de rua acontece no centro e na Zona Sul da cidade. A Vila Madalena é bem tradicional nesse quesito.
- Olinda/Recife (PE)
Para curtir o carnaval de Pernambuco tem que ter disposição. Por lá, você vai precisar caminhar bastante e enfrentar boas ladeiras. Mas, nada que uma boa alimentação não lhe proporcione energia suficiente para isso. Com isso, prepare-se para desfrutar de um carnaval diferenciado e BEM divertido.
Começando por Olinda, os turistas se apaixonam pela combinação de bonecos gigantes, frevo e maracatu. A cultura regional é própria e maravilhosa! Não é só diversão, é também um banho de cultura e história.
O Homem da Meia Noite é um dos blocos mais antigos da cidade. Ele foi fundado em 1931, e tem como tradição sair à meia-noite do sábado e do domingo, sempre levando os tão esperados bonecos gigantes. Há vários outros blocos famosíssimos e que precisam ser visitados — o Mangue Beat e o Bacalhau do Batata são alguns que podemos destacar.
E não para por aí, vizinha de Olinda - Recife tem a programação carnavalesca de respeito. Você quer um carnaval verdadeiramente democrático? Então é só arrumar as malas e tomar as ruas. O maior e mais famoso bloco do mundo acontece por lá: o Galo da Madrugada. A concentração começa no sábado de carnaval logo de manhã e a saída é às 19h30. Após o seu trajeto, shows continuam acontecendo por ali durante todo o dia! Além disso, há ainda, o carnaval de Recife Antigo. As festividades acontecem durante todo o dia e nada é pago. Os custos só serão referentes as bebidas, comidas, transporte e hospedagem.
- Manaus (AM)
Se você acreditou que o maior sambódromo do Brasil era a Marquês de Sapucaí ou o Anhembi? Pode mudar de conceito. Não é nenhum desses e ele fica um pouco longe...
A resposta correta é o Centro de Convenções de Manaus, que tem capacidade para 100 mil pessoas. Longe dos holofotes e dos roteiros turísticos nacionais, o carnaval de Manaus é um dos que valem a pena investir para conhecer. O desfile das escolas de samba da cidade também merece muito destaque e, mesmo sem tanta propaganda, atrai enorme público.
Como sabemos, o boi-bumbá é uma tradição amazônica. E, por mais que não aconteça no carnaval, muitas demonstrações são feitas nessa época do ano. Isso, sem contar nos espetáculos e desfiles ligados ao Festival de Parintins.
Por exemplo, a Banda do Jangadeiro é totalmente inspirada por Olinda, levando às ruas bonecos gigantes. A diferença é que são várias bandas de diversos ritmos que animam os blocos locais, dando um ar de variação à festa. É possível ouvir de tudo: samba, pagode, axé, marchinhas, etc.
- Ouro Preto (MG)
Se você é universitário, apresentamos o destino ideal para você: Outo Preto A cidade histórica mineira é famosa por ter muitas repúblicas e durante os dias de folia e eles se reúnem nas ruas da cidade para brincar e se divertir.
Agora, uma coisa é certa. Você precisa ter em mente que não vai encontrar uma estadia muito confortável. Por isso, se você é da turma do hotel e da pousada é melhor escolher outro lugar. Por aqui, jovens aventureiros são maioria e a hospedagem é feita nas próprias casas coletivas.
No contexto carnavalesco, Ouro Preto traz muitos blocos de rua. Entre eles: Bloco do Caixão, no sábado, Bloco Cabrobró, domingo, Bloco da Praia, segunda-feira e Bloco Chapado, terça-feira. A cidade é pequena, por isso, é preciso planejar a viagem com antecedência. E por ser cheia de ladeiras e com ruas feitas de pedra-sabão, é importante usar calçados confortáveis. Não transforme a diversão em perrengue!
Em termos turísticos, vale a pena o investimento. Ouro Preto é um patrimônio histórico, então é uma ótima oportunidade de curtir o carnavbal e aumentar a sua bagagem cultural.
*Com informações do site Naturam Viagens e Turismo
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!