Vai reunir a família ou receber os amigos no Natal? A arquiteta Helena Freire, da Mobly, garante que é possível deixar seu lar em clima de confraternização natalina sem gastar tanto, apenas dando uma cara nova para alguns itens. Confira as dicas:
1. O uso das cores
Você sabe o significado das cores clássicas usadas no Natal? Se não, observe os significados e avalie como pode inseri-las na decoração sem sobrecarregar o ambiente.
- Vermelho: amor e, por ser uma cor quente, significa também a alegria;
- Verde: a esperança, resistência e resiliência;
- Branco: a pureza e a inocência, símbolo, também, do renascimento;
- Dourado: a luz, o sol e a presença do divino.
De acordo com a arquiteta, é importante adotar uma paleta de cores, ao invés de misturá-las. Vale até trocar os enfeites do dia a dia pelos temáticos, para não gerar uma poluição visual.
2. Sofá de cara nova
O sofá geralmente é o móvel com mais destaque na sala de estar, por isso, a dica é apostar em mantas e capas de almofadas temáticas ou que seguem a paleta de cores escolhida para o restante da decoração.
3. Cabe todo mundo
Nem sempre, os assentos disponíveis na casa são suficientes para comportar todos os convidados da ceia. Por isso, bancos e pufes são ótimas opções para garantir lugares extras. Caso não tenha, vale comprar, após a ocasião você pode utilizar como mesas laterais ou de apoio.
4. Natal iluminado
Aposte em vários pontos de iluminação. Os pisca-piscas, por exemplo, não precisam estar apenas na árvore de Natal. Você pode usar e abusar da criatividade para aproveitar os objetos que tem em casa na decoração natalina.
5. Atenção nos detalhes
O famoso clichê de que os detalhes fazem a diferença, é verídico. Os enfeites DIY (faça você mesmo) são perfeitos para a ocasião. Você pode produzir vários itens da decoração de natal com materiais alternativos. Outra dica é inserir velas e flores na arrumação, elas ajudam a dar um ar mais festivo para casa.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!