Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Dez mitos na hora de reformar e decorar a casa

Abra sua mente porque hoje, no Dia da Mentira, vamos derrubar alguns mitos sobre a decoração

Redação iBahia • 01/04/2017 às 11:48 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Não pode colocar planta dentro de casa. A decoração tem que seguir uma textura só. Papel de parede mofa com o tempo. Acredita nestas verdades absolutas? Então abra sua mente porque hoje, no Dia da Mentira, vamos derrubar alguns mitos sobre a decoração de casa e reformas que passam de uma geração para outra.
— Os mitos são criados justamente pela falsa orientação de leigos, o famoso “faz tudo” que disse ou “a vizinha fez na casa dela e falou que ficou ótimo”, e assim ganham força. Muitas informações são passadas adiante sem base ou estudos que as endossem — afirma o arquiteto Avner Posner, que fez esta lista com os conceitos incorretos mais comuns.
Pega na mentira:
1- Não misturar estampas e texturas
Uma decoração feita com uma única textura ou estampa não caracteriza, necessariamente, um ambiente harmônico. A decoração é pensada no mix de cores, estampas, texturas e materiais que darão a personalidade ao ambiente. Por isso, não há problema em misturar itens diferentes, contanto que haja conversa entre os mesmos, como é o caso de composições com almofadas e quadros, por exemplo.
2- Não misturar prateado com dourado
Combinar tons metalizados, estilo que está muito em alta, agrega requinte ao ambiente. Apenas atenção para que um dos tons seja o destaque e o outro entre como complemento. Há, inclusive, revestimentos de pastilha com miscelânea que misturam o dourado com o prateado. Valendo também para cobre, rose e gold.
3- Cores escuras diminuem o ambiente
Nem sempre cores escuras farão o ambiente parecer menor do que ele realmente é. O que influencia nesse aspecto é o equilíbrio da quantidade e do local da aplicação, e não a cor. Aspectos como uma boa iluminação influenciam mais na sensação de amplitude. O desequilíbrio da composição é que faz o cômodo ficar menor. Nesse caso, o ideal é que a escolha e a aplicação da cor que você deseja sejam feitas por profissionais.
4- Luz fria só em cozinha
A luz fria melhora a iluminação e induz à atividade, sendo o ideal para cozinhas, banheiros, salas de estudo e ambientes comerciais e corporativos. Já a luz quente e/ou morna, que tem temperatura de cor mais amarelada, induzindo ao relaxamento, ideal para dormitórios e áreas sociais, como salas e varandas.
5- Papel de parede mofa
A composição do papel de parede e o local onde será instalado é muito importante. A parede que irá receber o revestimento deve estar livre de umidade, pintada e, de preferência, com uma demão de seladora. Há papeis de parede vinílicos que são mais resistentes, podendo estes ser instalados em cozinhas e lavabos, onda há maior incidência de umidade. O papel de parede normal não irá mofar sem um ponto de umidade como infiltração ou área úmida nas proximidades.
6- Lâmpada de LED é mais cara
As lâmpadas de LED são muito mais econômicas a curto e longo prazo, além de não esquentarem e serem dez vezes mais duráveis que as incandescentes. Atualmente, com as lâmpadas incandescentes saindo do mercado, o preço tem se tornado mais acessível pela oferta e procura, e novas marcas que surgiram no setor.
7- Piso preto suja menos
Os pisos de cor escura apenas não mostram a sujeira, mas sujam tanto quanto os claros. Aspectos como o acabamento polido, bordas retificadas e pouco rejunte ajudam a sujeira a não ficar impregnada no piso, facilitando a manutenção.
8- Quanto mais grossa a parede, mais resistente ela é
O que define a qualidade de uma parede é a densidade e o material. Seja ela feita de tijolo ou de gesso (drywall), o seu desempenho e resistência não terão influência na espessura, mas sim na composição de cada parede.
9 - Plantas dentro de casa morrem
Há plantas que necessitam de grande incidência solar, no entanto, algumas foram feitas para ser usadas em ambientes internos, onde há pouca presença da luz do sol. Espécies como ráfias, suculentas, samambaias e orquídeas são bons exemplos de plantas que sobrevivem bem dentro de apartamentos.
10- É mais barato construir sem o auxílio de profissionais da área
A contratação desses profissionais é um investimento para a obra ser um sucesso. Além de evitar despesas não planejadas, somente um profissional pode emitir documentos que confirmem a segurança da obra. A não contratação de profissionais podem gerar gastos para reparar erros que podem aumentar o valor total do investimento.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração