Ao se hospedar em um hotel, é comum se perguntar como a cama pode ser muito mais bonita e confortável do que a de casa. Para isso, esses estabelecimentos seguem algumas regras que fazem a diferença na sensação de maciez e na decoração, além de investirem na qualidade do jogo de cama e dos travesseiros, por exemplo.
Gabriela Borges, especialista de Turismo, Hotelaria e Eventos do Senac RJ, diz que é importante prestar atenção na quantidade de fios e na composição das peças para garantir a sensação de conforto.
— Quanto maior o número de fios, mais macio e agradável é o jogo de cama. É possível encontrar modelos confortáveis a partir de 150 fios. As fibras podem ser percal ou algodão, que são mais macios e geralmente antialérgicos. Existe uma grande oferta de jogos de cama de microfibra. Apesar de serem feitos com fibras sintéticas, podem manter a aparência de novo por mais tempo — explica.
A especialista diz que outro segredo usado pelos hotéis é a água de cheiro durante a arrumação.
— Passar um pouco nos lençóis ajuda a tirar o amassado dos tecidos e a deixar um perfume suave e convidativo para uma boa noite de sono — aconselha.
Gabriela diz que misturar texturas é uma forma de deixar a cama mais bonita, já que ela é o ponto focal da decoração do quarto. No entanto, é importante ficar atento ao excesso de informação visual.
— Muitas cores e estampas misturadas podem trazer uma agitação no momento de relaxamento. No entanto, misturar diferentes tecidos e texturas nas almofadas não compromete o local de descanso — avalia.
Segundo Gabriela, os itens essenciais para uma cama de hotel são básicos, como lençol, fronhas e edredom. Para ajudar na arrumação, a especialista ensina o passo a passo para conseguir uma cama mais convidativa.
- Saia box : Se a cama for nesse modelo, a saia deve ser colocada entre o box e o colchão. A peça segue o mesmo padrão de medidas do colchão: solteiro, casal, queen ou king. Compre exatamente na medida.
- Protetor de colchão ou pillow top: Esse item também deve seguir as medidas da cama para seu melhor aproveitamento. O protetor de colchão é ideal para preservar a limpeza e higiene do colchão. Funciona como uma barreira para impurezas e líquidos (opte sempre por protetores impermeáveis), além de ser uma alternativa para quem sofre com alergias respiratórias, já que pode ser lavado, eliminando ácaros
- Lençol: Pode ser de elástico ou não. Caso não tenha elástico, uma opção para tê-lo "preso" ao colchão é comprar um tamanho acima da sua cama. Assim você consegue forrar o colchão também por baixo dele, dificultando que esse lençol se solte do meio da noite.
- Sobre lençol: É aquela peça do jogo de camas sem elástico. Pode ter o nome de lençol virol, quando tem uma parte que vira ao contrário na cabeceira da cama e fica por cima do cobertor ou edredom. Para dar mais cara de hotel, dobre as pontas que ficam aos pés da cama para baixo do colchão.
- Edredom e colcha: Forre a cama com edredom, coloque uma colcha dobrada no meio da cama e dobre o edredom por cima do sobre lençol.
- Peseira: Posicionado aos pés da cama, esse item dá um charme na arrumação e deve ser retirado no momento de dormir, pois é utilizado apenas na decoração e serve de apoio para se vestir ou calçar um sapato.
- Travesseiros: Em um hotel, geralmente se usam seis travesseiros para montar uma cama, mas sabemos que em casa quase ninguém tem essa quantidade toda. A sugestão é utilizar a quantidade que já tem em casa e finalizar a arrumação da cama com almofadas.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!