A autora Marie Kondo vem fazendo fama e fortuna ensinando as pessoas a organizarem suas casas. O truque? Tudo que você possui deve irradiar felicidade. Assim: o vasinho te lembra coisas boas? Mantenha. Você nem gosta e tem só porque tem? Desfaça. Há testemunhas de gente que se livrou até do marido.
Minha avó tinha uma estante grande, pesada: era onde não tinha nada e tinha tudo. Ela se desfez do armário e hoje perguntei: ‘Vó, faz falta?’. E ela demorou até para se lembrar do móvel. Não irradiava nada.
Muitas vezes nos acostumamos tanto com certas coisas que não paramos para avaliar seu uso, ou se nos fazem bem. Um móvel que costuma cair bastante no quesito “coisas inúteis” é a mesa de centro em casa de gente que não põe o pé para cima (por o pé para cima irradia muita felicidade, ó!).
Aliás, acabam sendo “úteis” apenas para bater a perna na quina. Não estou aqui sugerindo que você não tenha uma mesa de centro ou um armário. Apenas que avalie o que cada coisa significa para você. (E também que passe a usar as coisas guardadas, senão a ocasião nunca chega e o que irradia do objeto é só mofo.) Essa reflexão talvez seja o motivo para que a mesa do Big Brother Brasil tenha sido trocada por uma menor e redonda. As canelas agradecem!
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!