Atenção com as cores que você escolhe para sua casa: os tons têm total influência na sensação transmitida pelo ambiente. Espaços mais coloridos, por exemplo, estimulam a nossa imaginação.
"A combinação entre cores neutras com toque de cores vibrantes demonstra um ambiente descontraído. São inúmeras composições que podem ser criadas respeitando sempre as preferências do objetivo de cada ambiente", lembra Lulu Andrade, sócia do escritório Adoro Arquitetura.
Para o quarto de crianças, o azul é um boa ideia, afirma a gerente de Cores e Comunicação de marca da AkzoNobel Tintas Decorativas, Fernanda Figueiredo.
"Se o objetivo é incentivar a imaginação, o efeito calmante do azul pode ser a escolha ideal. Quanto mais suave o tom, maior será o estímulo sobre a criatividade".
O verde tem um efeito semelhante ao do azul, mas também melhora as habilidades de leitura, sendo indicado para locais de estudos ou biblioteca. O amarelo, por sua vez, estimula a mente e a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Nas paredes, essa nuance cumpre a missão de inspirar os pensamentos e trazer mais energia e vivacidade ao local.
Já os tons vermelhos ajudam a desacelerar o cérebro, voltando a concentração para os detalhes. Trabalhar em um ambiente em tons avermelhados, por exemplo, pode ajudar na realização de tarefas mais precisas.
Quartos
Nos ambientes íntimos, o ideal é utilizar cores em tom pastel. Estas tonalidade acalmam e propiciam o estímulo perfeito para o relaxamento.
Leia também:
Sala
A escolha da cor é livre. Você pode optar por tonalidades sóbrias como tons de cinzas, verdes ou marrons, caso prefira que o espaço fique mais aconchegante e atemporal. Tonalidades mais quentes como vermelho, amarelo e laranja deixarão a atmosfera jovial e tropical. Se preferir cores como azul ou roxo, a sensação será de um ambiente mais frio e impessoal. Que tal?
Home-office
A sugestão são as tonalidades off-white para pintar a maioria das paredes e uma cor vibrante como verde, azul ou marrom para decorar apenas uma das paredes.
Uma parede só
As cores mais escuras devem ser utilizadas com critério. Prevalece, neste caso, o bom senso. Em ambientes residenciais, cores vibrantes são selecionadas para decorar apenas uma das paredes.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!