Quer arrasar na decoração da varanda do seu apartamento? Seja elas compactas ou espaçosas, é possível transformar o espaço em uma área de convívio prática e linda. Para isso, a primeira dica da arquiteta Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, é apostar no fechamento com vidro. "Com isso, evita-se que a chuva estrague os bons momentos e danifique os móveis", revela Pati.
Para quem deseja integrar com a área interna, vale verificar a possibilidade de retirar as portas entre os ambientes, assim como nivelar os pisos de ambos.
Como a varanda faz parte da fachada do prédio é importante verificar se o condomínio autoriza alterações nas paredes. “Há prédio que não permite pintura nem aplicação de revestimentos, por isso recomendo verificar as normas do condomínio antes de iniciar o projeto”, sugere a arquiteta.
A especialista separou dois projetos para você se inspirar na decoração da varanda. Confira:
Varanda com 15 m² bem explorados
Assinada por Pati Cillo, a varanda de 15 m² virou a diversão em família. Nela há tudo o que se precisa: diversos lugares para se sentar, churrasqueira, TV para assistir jogos e uma adega. “Os tons azuis contribuem para que o ambiente tenha um ar leve. O piso em deck também favoreceu a ambientação aconchegante e descontraída”, explica Pati.
Para compor o projeto, a parede com ladrilho hidráulico foi o ponto de partida. “As setas causam a sensação de movimento e todos os outros elementos azuis da cena derivam de suas nuances. Uma solução de marcenaria criou os nichos para os objetos decorativos”, revela Pati.
Já o banco abaixo dos ladrilhos oferece mais lugares à mesa e ainda guarda os brinquedos das crianças. Atrás do balcão, os armários comportam todos os utensílios necessários para as atividades do ambiente, com direito a uma adega compacta.
Área de 25 m² com lazer completo
Assinada em parceria com o escritório Dico Arquitetura, a varanda com planta em L já ficava integrada à sala de estar e à cozinha, porém a eliminação dos caixilhos que dividiam o espaço privilegiou a circulação. “Outro artifício usado para aperfeiçoar a conexão foi usar o mesmo revestimento de porcelanato em todos os pisos, unificando tudo”, diz Pati. Na parede, adotou ladrilhos hidráulicos e apostou em uma faixa de espelho que dá um toque especial à decoração cheio de cor e alegria.
O layout em L divide naturalmente as áreas de convívio. De um lado, um espaço de estar para receber os amigos para um bate-papo ou até mesmo para assistir a programação na TV. Já na lateral que se junta à cozinha, a arquiteta investiu em uma mesa grande, para oito lugares com cadeiras em roxo e um banco em marcenaria.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!