Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão
Whatsapp Whatsapp
Cultura e resistência

Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador

Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra inclui teatro, cinema e música, além da tradicional Caminhada da Liberdade

Julli Rodrigues • 18/11/2023 às 6:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Dia da Consciência Negra é comemorado na próxima segunda (20), e é claro que Salvador, a cidade mais negra fora da África, não pode deixar de fazer jus ao título. Embora a data não seja feriado na capital baiana, diversos eventos celebram a luta, a resistência e a cultura do povo preto a partir deste fim de semana.

Para quem está em busca de uma programação temática, o iBahia fez uma seleção dos eventos culturais que celebram o Dia da Consciência Negra em Salvador. A lista inclui teatro, cinema e música, além da tradicional Caminhada da Liberdade.

Leia mais:

Confira:

Performances no Espaço Cultural Alagados


				
					Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador
Dellen Azevedo encena espetáculo "Do(r)m de Mãe" neste fim de semana. Foto: Patricia Almeida

Participantes da formação realizada pela Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023, Karina Cardoso e Dellen Azevedo vão apresentar ao público os resultados de seus premiados projetos neste fim de semana. As duas artistas, que são mulheres negras, vão ocupar o Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai.

Neste sábado (18), às 15h, Karina Cardoso apresenta o projeto “Arte Preta, Casa Branca”, um ato de ocupação artístico-cultural na Cidade Baixa, com entrada gratuita. Já no domingo (19), às 17h, Dellen Azevedo encena “Do(r)m de mãe”, em que assina atuação, texto e produção, dando voz e corpo ao ser mãe num país marcado pelo machismo e racismo. O ingresso será trocado por 1kg de alimento não perecível.

Pré-estreias de "Ó Paí Ó 2"


				
					Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador
Sequência, lançada 15 anos depois do primeiro filme, estreia nos cinemas nacionais a partir do dia 23 de novembro. Foto: Arquivo pessoal/ iBahia

O filme protagonizado por Lázaro Ramos tem novas sessões de pré-estreia em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, entre este sábado (18) e a segunda-feira (20). O longa, continuação do sucesso de 2007, marca o retorno de Lázaro ao Pelourinho como o cantor Roque, um dos personagens mais marcantes de sua carreira. Com direção de Viviane Ferreira, a comédia chega aos cinemas no mês da Consciência Negra. Saiba mais aqui.

Festival AFROPUNK


				
					Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador
Festival Afropunk acontece no Parque de Exposições.

O maior festival de cultura negra do mundo acontece neste sábado (18) e no domingo (19), no Parque de Exposições, com abertura dos portões a partir das 16h. Nesta edição, estão confirmados nomes como Alcione, Tati Quebra Barraco, Olodum, Vandal, BaianaSystem e a atração internacional Victoria Monét. Os ingressos para o AFROPUNK estão à venda no Sympla.

Domingo no TCA – Lazzo Matumbi convida Rachel Reis, Afrocidade e Evylin


				
					Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador
O cantor Lazzo Matumbi. Foto: Divulgação

Um dos maiores nomes negros da música baiana se apresenta no projeto Domingo no TCA, na Concha Acústica do espaço cultural. O show acontece neste domingo (19), às 18h, e contará com a participação do grupo Afrocidade e das cantoras Rachel Reis e Evylin. Os ingressos custam R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia), e podem ser adquiridos no local, duas horas antes do início da apresentação. Uma parcela dos ingressos foi disponibilizada por meio da plataforma Sympla na última terça-feira (14).

Caminhada da Liberdade


				
					Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador
Caminhada da Liberdade acontece nesta segunda-feira (20). Foto: Camila Souza/GOVBA

Organizada pelo Fórum das Entidades Negras da Bahia, a tradicional caminhada ocorre todos os anos no Dia Nacional da Consciência Negra, exaltando a importância da luta das pessoas negras. A 20ª edição, nesta segunda (20), vai reunir músicos percussionistas dos blocos afro Ilê Aiyê, Muzenza, Malê Debalê, Cortejo Afro, Os Negões e Ókánbí, além de ativistas, defensores da causa negra, estudantes e população em geral. A concentração será a partir das 13h na sede do Ilê Aiyê, na Liberdade.

Grupo Bira Negros de Fé, Afoxé Relíquias Africanas e Edy Vox


				
					Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador
Desfile do Afoxé Relíquias Africanas, que se apresenta nesta segunda-feira (20). Foto: Errol Flinn

O Largo Quincas Berro D'Água recebe o show especial do grupo Bira Negros de Fé, do afoxé Relíquias Africanas e do cantor Edy Vox, com participação especial de Gal do Beco. Promovido pelo Grupo Cultural Ska Reggae em parceria com o bloco afro, o evento acontece nesta segunda (20), às 18h30, e é aberto ao público.

William Chapman Nyaho


				
					Consciência Negra: veja eventos que comemoram a data em Salvador
O pianista William Chapman Nyaho é o convidado da Escola de Música da UFBA. Foto: Divulgação

Um dos maiores nomes da música de concerto africana e da Diáspora Negra, o pianista e pesquisador Prof. Dr. William Chapman Nyaho é o convidado da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) para a Semana do Repertório Africano. Ele apresenta um recital gratuito na segunda-feira (20), às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. A Semana do Repertório Africano oferece gratuitamente recitais, masterclasses, oficinas e palestras entre os dias 20 e 23 de novembro.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DIVERSÃO :

Ver mais em Diversão