O Festival Sangue Novo já é um velho conhecido no cenário musical de Salvador (BA). O evento, que celebra a quinta edição em 2023, segue se reinventando e incorporando novos ritmos e elementos culturais baianos, com shows e intervenções artísticas que certamente ficaram eternizados para o público.
Nesta matéria do iBahia, você vai relembrar a história do festival e saber o que esperar da próxima edição!
Leia também:
Representatividade e música: Conheça a trajetória do Festival Sangue Novo
O Festival Sangue Novo surgiu em 2015 como resultado do programa homônimo da GFM 90,1, apresentado pelo jornalista e crítico musical Hagamenon Brito, que trazia visibilidade a artistas da geração século XXI da MPB, também conhecida como Nova MPB. A primeira edição contou com shows de Céu (que estará de volta aos palcos do evento em 2023), Filipe Catto, Márcia Castro, Vivendo do Ócio e Dão.
Após um intervalo de dois anos, o festival voltou com tudo em 2022, pela primeira vez no Trapiche Barnabé e com apresentações de artistas como Mc Tha, Letrux, Rachel Reis, Marina Sena e Luedji Luna, que também marcará presença na quinta edição.
Muito além do que contemplar artistas da nova geração, o evento também é reconhecido pelo acolhimento do público LGBTQIAPN+. Em 2022, ganhou o selo IGUAL, uma certificação internacional para empresas relacionadas ao mercado musical que se comprometem com a equidade de gênero na área artística e produção.
Em 2023, 75% do festival é composto por artistas negros, mulheres e representantes da cena LGBTQIAPN+. O evento também anunciou entradas gratuitas para pessoas trans e não-binares.
Uma experiência que vale a pena ser revivida: memórias e expectativas do público
É a segunda vez que o UX Writer Gabriel Nunes, 23 anos, confirma presença no Festival Sangue Novo. Ao iBahia, o jovem opinou que a line-up do evento segue se superando todos os anos.
"Eu fui dois dias ano passado e era impossível faltar nesta edição também. Gosto da identidade do evento, o local é coberto e não precisamos nos preocupar com a chuva. Também me recordo que têm algumas intervenções para aproveitar quando estamos cansados ou quando acontece algum show que precisamos parar um pouco para descansar”, declarou.
A estudante de medicina Carolina Rios é “caloura” do evento e reforçou a importância de valorizar e estar presente em festivais baianos.
“A cena de festivais na Bahia é potente e ainda está em ascensão. Ela precisa desse apoio, da nossa presença para que esteja cada vez mais forte e diversa. Estou indo pela primeira vez e confesso que estou super ansiosa para o show de Tulipa Ruiz”, comentou.
O que esperar da Quinta Edição do Sangue Novo?
O primeiro final de semana do Festival Sangue Novo, nos dias 21 e 22 de outubro, tem como principais atrações artistas que compõem a Nova MPB. No sábado (21 de outubro), se apresentam: Josyara, Tulipa Ruiz, Céu e Larissa Luz. Já no domingo (22 de outubro) tem shows de Jaloo, Anelis Assumpção, Tuyo e Bala Desejo.
Já no segundo final de semana é esperado o predomínio de artistas do funk e do rap. No sábado (28), é dia de: Irmãs de Pau, Rico Dalasam, Jadsa e Jup do Bairro. Para encerrar o festival, no domingo (29): Flora Matos, Yan Cloud e FBC.
O evento acontece no Trapiche Barnabé, em Salvador (BA), a partir das 16h. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Leia também:
- DJ Libre Ana promete um set inesquecível para o Sangue Novo
- Conheça lançamentos dos artistas que vão tocar no Festival Sangue Novo
- Tudo o que se sabe sobre Festival Sangue Novo 2023
Da Redação
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!