CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Aprenda cinco receitas de molhos para dar um toque diferente ao peru de Natal

Esses molhos vão elevar o nível do seu jantar de Natal!

foto autor

Redação iBahia

24/12/2022 às 10:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News Google Adicionar como fonte preferida no Google

					Aprenda cinco receitas de molhos para dar um toque diferente ao peru de Natal

Prato central da Ceia de Natal, o peru é, por si só, uma delícia. Entretanto, sabemos que sempre é possível aprimorar o sabor de um prato. Além dos temperos tradicionais, usados para dar sabor a carne de Peru, o IBahia separou cinco receitas de molhos que vão elevar o nível do seu jantar de Natal. Confira abaixo a lista completa e saiba como preparar esses acompanhamentos:

Molho de laranja

Ingredientes

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

  • Miúdos do Peru Temperado Seara
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 2 cenouras picadas
  • 2 talos de salsão picados
  • 1 alho-poró picado
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 2 folhas de louro
  • 2 cravos-da-índia
  • 1 anis estrelado
  • ½ xícara de suco de laranja
  • 2 litros de água quente
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • Raspas de 2 laranjas
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Comece preaquecendo o forno a 230ºC e, em uma assadeira, disponha os miúdos já descongelados. Depois, asse os miúdos por cerca de 30 minutos até estarem bem dourados e reserve.

Em seguida, aqueça uma panela funda em fogo médio e junte o azeite. Adicione a cebola, a cenoura e o aipo e refogue bem até começar a dourar. Junte o alho-poró, mexendo sempre, e refogue por mais 2 minutos.

Abaixe o fogo, junte o vinho e deixe reduzir pela metade. Adicione o louro, os cravos, o anis, os miúdos e o suco de laranja. Refogue até ferver. Agora, adicione a água quente, tampe a panela e deixe cozinhar por 1h. Em seguida, coe e reserve 

Em uma panela, derreta a margarina e junte a farinha de trigo. Adicione o caldo coado reservado e, com o auxílio de um fouet, misture vagarosamente até toda a farinha se dissolver.  Junte as raspas de laranja, o sal e cozinhe até o molho engrossar. para finalizar, transfira para uma molheira ou regue o peru de Natal aos poucos com o molho de laranja, enquanto ele estiver assando.

Molho de cogumelos

Ingredientes

  • 400 g de cogumelos frescos (shimeji ou Paris)
  • 400 ml de creme de leite fresco
  • 1 xícara de vinho branco
  • ½ cebola picada
  • 3 ramos de tomilho fresco
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte o cogumelo em fatias e doure em uma frigideira grande e funda com a margarina. Adicione a cebola picada, deixe refogar por 2 minutos e acrescente os ramos de tomilho fresco. Quando o cogumelo estiver bem dourado, despeje o vinho branco e misturem bem até evaporar o álcool.

Finalize com o creme de leite fresco e com os temperos, que podem ser um pouco de sal e pimenta-do-reino. Deixe o molho de cogumelos reduzir em fogo baixo até ficar mais espesso e desligue. Agora, bata todos os ingredientes no liquidificador e está pronto! Este molho pode ser pincelado no Peru ou adicionado, regularmente, enquanto a ave está assando.

Molho à base de shoyu

Ingredientes

  • 1 xícara de shoyu
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 4 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de amido de milho já diluído em água
  • Pimenta-do-reino e tomilho seco a gosto

Modo de preparo

Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes (exceto o amido de milho) e ligue em fogo médio até começar a ferver. Quando borbulhar, conte 3 minutos e acrescente o amido de milho diluído em água. Mexa constantemente até engrossar e tempere com pimenta-do-reino e tomilho.

Molho de abacaxi e cachaça

Ingredientes

  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • ½ abacaxi
  • 2 doses de cachaça prata
  • 200 ml de suco de abacaxi ou suco de laranja
  • 100 ml de caldo de frango
  • 2 folhas de louro frescas
  • 2 colheres (sopa) de geleia de pimenta pronta (ou 2 pimentas dedo-de-moça picadinhas)
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite de oliva

Modo de preparo

Pique o abacaxi em cubos pequenos. Depois, doure o alho e a cebola em uma panela funda com o azeite, adicione os pedaços de abacaxi e flambe com a cachaça. Acrescente o louro e a geleia de pimenta (ou a pimenta dedo-de-moça picada) e misture bem.

Em seguida, despeje o suco de abacaxi ou laranja e o caldo de frango. Dilua a colher de amido em 1 colher (sopa) de água e misture até engrossar. Finalize o molho para peru de abacaxi e cachaça com sal e pimenta-do-reino.

Molho de ervas

Ingredientes

  • 1 xícara de azeite de oliva
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 xícara de salsinha fresca picada
  • 1 xícara de manjericão fresco picado
  • ½ xícara de cebolinha fresca picada
  • 2 colheres (sopa) de tomilho
  • 1 colher (sopa) de orégano seco
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa seca (opcional)
  • 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture o azeite, o suco de limão e o alho picado. Acrescente as ervas frescas, o tomilho e o orégano e misture bem. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e, se quiser, um pouco de pimenta calabresa. Sirva sobre o peru de Natal assado.

Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia