Os amantes daquele bom chá anti-inflamatório vão amar essas dicas. De uso milenar e naturais, os chás são aliados da saúde da top modelo Gisele Bündchen, uma das celebridades mais famosas do mundo. A modelo já revelou que ama consumir a bebida e deu dicas de como insere na dieta.

Chás como Camomila, Chá Verde, Erva-Doce e Hortelã são os mais aliados em dietas que buscam efeito anti-inflamtório. "Adoro chás porque sempre me fazem bem. Eles podem ajudar na digestão depois do almoço, a acalmar e, se você estiver resfriado, eles são incríveis", disse a modelo em um post no seu Instagram.
Leia também:
O potencial anti-inflamatório dos chás está relacionado, principalmente, ao conteúdo de polifenóis e flavonoides, compostos bioativos com ação antioxidante. Ainda assim, os estudos clínicos em humanos que comprovem esses efeitos de forma robusta ainda são limitados.
A Anvisa diferencia os chás de uso alimentar dos considerados medicinais. Alguns, inclusive, são classificados como fitoterápicos, sempre apresentam contraindicações. Por isso, a recomendação é buscar orientação profissional antes de incluí-los na rotina.
"Embora promissores, os chás devem ser utilizados como coadjuvantes e não substituem terapias médicas. A resposta clínica pode variar conforme o perfil inflamatório do paciente, hábitos alimentares, estilo de vida e pela concentração dos ativos presentes", explica a nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) ao G1. "É preciso cuidado. Algumas podem ser tóxicas e causar efeitos adversos", alertou a médica Patrícia Berilli.
Os chás anti-inflamatórios mais famosos
Camomila (Matricaria recutita L.)

Feito a partir das flores, tem apigenina e flavonoides, que podem reduzir levemente processos inflamatórios e auxiliar no sono.
Chá verde e chá preto (Camellia sinensis)

Ricos em catequinas, possuem efeito antioxidante e podem reduzir inflamação sistêmica, melhorar a saúde vascular e auxiliar na prevenção de doenças crônicas.
Erva-doce ou funcho (Foeniculum vulgare)

Preparado a partir dos frutos, ajuda em cólicas, gases e apresenta leve ação anti-inflamatória graças ao composto anetol.
Hortelã (Mentha piperita)

Com folhas e ramos, atua sobre desconfortos digestivos e pode ter efeito anti-inflamatório local.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


