iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Cortar glúten da dieta não garante perda de peso; saiba por que

O glúten só deve ser retirado do cardápio de quem sofre de doença celíaca

foto autor

11/07/2014 às 15:34 • Atualizada em 27/08/2022 às 22:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O glúten é constantemente apontado como o vilão da perda de peso. No entanto, uma dieta sem essa proteína só é indicada para quem tem intolerância à substância. Essas pessoas, conhecidas como celíacas, realmente precisam cortar o consumo, pois, ao ingerir glúten, o corpor produz anticorpos que destroem as próprias células.
Quem não sofre de doença celíaca não precisa tirar o glúten do cardápio, mesmo que pretenda perder peso. A verdade é que o emagrecimento causado pela exclusão da substância vem da restrição nos alimentos ingerimentos e, consequentemente, da redução calórica diária. “Ao retirar alimentos com glúten, a pessoa naturalmente vai consumir menos calorias, pois grande parte da alimentação natural é composta por estes alimentos”, explica a nutricionista Fabiana Fontes, consultora da marca Fortaleza. "Não é o glúten que causa ganho de peso e sim os acompanhamentos gordurosos e calóricos consumidos juntos", reforça.
O grande problema da dieta que exclui o glúten é a redução de carboidrato, presente nas massas, por exemplo. Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo da substância são cansaço, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração e tonturas. Para que o organismo funcione bem, o ideal é manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
O macarrão é uma boa fonte de carboidrato e pode ajudar na redução de peso quando combinado com proteínas magras, como peixe ou carne branca, pois proporciona uma saciedade mais prolongada. Segundo a nutricionista, a quantidade recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa (200 g do alimento cozido) numa refeição. Confira uma receita que segue as dicas da nutricionista e combina carboidrato com proteína, vegetais, frutas e castanhas:
Ingredientes para a massa:
1 embalagem de penne de 500g
200g de queijo cottage, em cubos
300g de peito de peru, em cubos
15 tomates cereja, cortados ao meio
100g de nozes, picadas
100g de castanha-do-pará, picadas
sal e folhinhas de manjericão a gosto
Ingredientes para o molho de pera:
6 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher de (sopa) de suco de limão
2 pêras médias, picadas
1 iogurte natural desnatado
sal e raspas de limão a gosto
Modo de preparo:
Comece preparando o molho de pêra. Bata no liquidificador, o azeite extra virgem, suco de limão, as peras e o iogurte natural. Acerte o sal, polvilhe as raspas de limão, mexa delicadamente e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente. Coloque num refratário grande, acrescente o molho de pêra e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte o queijo cottage, o peito de peru, os tomates cereja, as nozes, a castanha-do-pará e misture delicadamente. Decore com as folhinhas de manjericão e sirva a seguir. Fonre: Marca Fortaleza

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia