O queridinho das festas juninas, o milho, também tem um dia para celebrar: 24 de abril. De origem sul e centro-americana, registros indicam que o milho começou a ser cultivado há mais de 7 mil anos, em ilhas próximas ao México.
De acordo com o Globo Rural, o milho serviu como base da alimentação de povos pré-colombianos na América Latina, como os Maias, Astecas e Incas. Hoje em dia, o alimento é uma das bases da agricultura brasileira, compondo cerca de 40% da produção nacional.
Leia também:
O milho também conta com um valor nutricional altíssimo, sendo uma ótima opção de alimento para quem quer cuidar da saúde sem precisar sacrificar o sabor. A semente é fonte de fibras, fósforo, magnésio, zinco e vitaminas A e B1, que são substâncias conhecidas na prevenção de doenças como o câncer.
E o melhor é que, como a maioria dos alimentos presentes na cultura alimentar humana por milhares de anos, as formas de preparar o milho são diversas, trazendo sempre opções. Para celebrar o Dia Internacional do Milho, o iBahia separou receitas especiais com o queridinho:
1 - Bolo de Milho
Ingredientes:
- 1 lata de milho verde
- 3 ovos
- 1 lata de fubá
- 1 pacote de queijo ralado tipo parmesão
- 1 lata (a mesma lata do milho) de açúcar
- 1 lata de leite
- 1 colher de sopa de fermento
- 1/2 lata de óleo
Modo de Preparo:
No liquidificador, bata o açúcar, os ovos, o milho verde, o fubá, o leite, o óleo e queijo ralado por cerca de 2 minutos, até a massa ficar homogênea. Depois, adicione o fermento e mexa a mistura com uma colher. Em uma forma já untada com manteiga, derrame a massa e coloque no forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos, até a parte de cima dourar.
2 - Canjica
Ingredientes:
- 500 g de canjica branca
- 1 vidro de leite de coco
- 50 g de coco ralado úmido e adoçado
- 1 lata de leite condensado
- 1 litro de leite
- Canela em pó a gosto
- 8 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo:
Lave a canjica em água corrente e deixe de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar. Cozinhe na panela de pressão com 2 litros de água por aproximadamente 20 minutos ou até que fique macia. Em outra panela, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado. Deixe ferver por 10 minutos e mexa sempre para evitar que ela grude no fundo da panela. Desligue o fogo quando estiver bem cremosa e, por fim, polvilhe a canela em pó.
3 - Milho Mexicano
Ingredientes
- 5 espigas de milho cozidas
- 3 colheres de sopa de soco de limão
- Coentro picado a gosto
- Queijo parmesão ralado a gosto
- 4 colheres de sopa de maionese
- 3 colheres de sopa de azeite
- Páprica picante a gosto
Modo de Preparo:
Grelhe os milhos em uma frigideira com o azeite até que fiquem dourados. Adicione o suco de limão e o sal e desligue o fogo da panela. Misture a páprica e a maionese e derrame a mistura nos milhos. Depois, salpique o coentro e o queijo parmesão por cima.
4 - Tortilha de Milho
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz pré-cozida
- 1½ colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de água morna
- 2 colheres (sopa) de óleo
- farinha de trigo para polvilhar
Modo de Preparo:
Numa tigela grande, misture as farinhas com o sal e o fermento. Com cuidado, despeje um pouco de água e misture com a mão até formar uma pasta que não grude. Depois, adicione o óleo e sove a mistura por cerca de 5 minutos. Faça uma bola e deixe a massa descansar por 10 minutos. Após esse tempo, modele a massa novamente em formato de rolo e com uma faca divida 16 porções uniformes. Em cada uma, polvilhe um pouco de farinha de trigo e abra a massa em formato de disco. Em uma frigideira já quente, asse o disco por entre 20 e 30 segundos até a massa dourar e vire o lado. A tortilha está pronta, e você pode rechear como desejar.
5 - Cuscuz
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de farinha de milho flocada
- ½ colher (chá) de sal
- ¾ de xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de Preparo:
Numa tigela, misture a farinha com o sal. Adicione água gradualmente, até que a mistura fique com a textura de areia molhada. Deixe a massa hidratar por 10 minutos. Depois, gentilmente coloque a mistura na cuscuzeira com água e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o cuscuz ficar bem macio, quando ele estiver assim, desenforme-o. Em uma tigela, coloque um pouco da água fervente da cuscuzeira e a manteiga, até pelo menos metade da manteiga. Depois derrame essa mistura no Cuscuz.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!