Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
Tradição

Dia do Cuscuz celebra a tradição da iguaria dos lares nordestinos

Para celebrar o Dia Mundial do Cuscuz nesta terça-feira (19), separamos a receita do tradicional prato nordestino

Isadora Gomes • 19/03/2024 às 18:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O cuscuz é um prato amado e versátil, que ocupa um lugar especial nas mesas de milhares de nordestinos. No café, almoço ou no jantar, seja doce ou salgado, a iguaria alimenta muitos e possui um preço bem acessível. Nesta terça, 19 de março, comemoramos o Dia Mundial do Cuscuz, celebrando não apenas o sabor único desse prato, mas também a história e a tradição por trás de sua preparação.


				
					Dia do Cuscuz celebra a tradição da iguaria dos lares nordestinos
Dia 19 de março é comemorado o Dia Mundial do Cuscuz. Foto: Receitas

O cuscuz surgiu na África, chegou ao Brasil com os portugueses e conquistou o país inteiro, principalmente o nordeste. Sua criação é atribuída aos mouros berberes, grupo nômade que habita a região do deserto do Saara desde a pré-história, que buscavam a facilidade de preparar e transportar o alimento. Com o passar do tempo, o cuscuz foi adaptado e incorporado em diferentes culturas, resultando em uma variedade de versões.

Leia mais:

Carregando história e tradição, o cuscuz une famílias e cada uma tem sua própria versão do prato. Seja feito com milho, farinha de mandioca ou semolina, o cuscuz é versátil e que instiga a criatividade, permitindo a adição de diversos ingredientes que refletem a identidade e os gostos de quem o prepara.


				
					Dia do Cuscuz celebra a tradição da iguaria dos lares nordestinos
Dia 19 de março é comemorado o Dia Mundial do Cuscuz. Foto: Receitas

Apesar de encontrarmos diversas versões do queridinho dos nordestinos, o iBahia separou a receita do tradicional Cuscuz de Milho, que pode ser servido com manteiga, no café ou em outras refeições como prato principal ou como acompanhamento. Confira o passo a passo abaixo:

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farinha de milho flocada
  • ½ xícara de chá de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 gramas de manteiga

Modo de Preparo

Numa tigela, misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer bem a farinha, a textura deve ficar como a de areia molhada.

Deixe hidratar por 10 minutos, assim os flocos ficam mais macios ao cozinhar no vapor.

Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve ao fogo alto.

Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, até o cuscuz ficar bem macio.

Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado e macio ao toque.

Ao retirar o cuscuz da cuscuzeira, passe para uma tigela e solte o cuscuz com a ajuda de um garfo.

Numa tigela, misture o cuscuz já pronto com a manteiga. E aproveite!!

DICA!! Para não ter erro na hora de comprar a farinha, procure no supermercado por farinha de milho tipo flocão, ou farinha de milho para cuscuz nordestino.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia