Que tal aproveitar a quarentena para aprender a cozinha? Para quem já domina essa habilidade, esse é o momento para investir em uma gastronomia saudável. O portal Taeq preparou sete passos para aprender a cozinhar e cultivar hábitos alimentares saudáveis. Confira:
1. Foque em receitas básicas de início, observe e siga as receitas
Preste atenção ao cozinheiro mais próximo de você: observe como ele se organiza na cozinha, o tempo de preparo das receitas, a forma de cortar os alimentos e sempre tire todas as suas dúvidas. Vale pesquisar dicas de como preparar receitas básicas de maneiras diferentes.
2. Prepara-se da maneira certa
Fique atenta (o) para preservar os nutrientes dos alimentos, higienize-os e cozinhe em temperatura baixa (isto é, entre 80°C e 100°C) para não modificar o seu valor nutricional.
3. Técnica do branqueamento de vegetais
Essa técnica de ajuda a armazenar os alimentos no freezer ou na geladeira sem que haja perda nutricional quando você for prepará-los no dia seguinte. Para fazer, você precisa colocá-los em uma panela de água fervente, esperar 2 minutos, e retirar os alimentos colocando-os imediatamente depois em um recipiente com água gelada e bastante gelo. Depois é só aguardar mais 2 minutos, escorrer a água fria e separar os vegetais em pequenas porções para levar ao freezer.
4. Reaproveite a água do cozimento na hora de preparar os pratos
A água que usar para cozinhar os vegetais você pode reaproveitar para cozinhar o arroz, o feijão e até outros legumes, pois dessa forma poderá usufruir dos nutrientes que restarão no líquido.
5. Prefira óleo de coco para grelhar os alimentos
Para refogar e grelhar as carnes, a melhor opção é o óleo de coco (você também pode usar azeite, óleo de abacate ou de amendoim), pois não altera suas propriedades nutritivas quando entram em contato com a gordura superaquecida e é mais saudável.
6. Açúcar mascavo e mel são ótimas opções de adoçante para as receitas ou dia a dia
7. Substitua o sal
Em suas receitas, prefira temperos naturais (pimenta, alho, cebola, alecrim, orégano, tomilho, etc). Eles também trazem sabor à comida e são mais benéficos para o organismo.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade