Na Páscoa, a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas, é comum em alguns países. Em muitos lugares do mundo, quem reina são os famosos ovos de chocolate. Mas qual é a origem deste símbolo da Semana Santa?
Em muitas culturas os ovos são decorados com desenhos e formas na época da Páscoa |
O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado, para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria. Veja Também
Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca.
O rei Eduardo I, da Inglaterra, presenteava a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas. Mas foram os franceses que tiveram a ideia de fazer os ovos com chocolate, que hoje são muito consumidos em todo o mundo na Páscoa |
A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole, da mesma forma como o coelho se reproduz a mensagem de paz e amor da páscoa pode se reproduzir entre os homens. Hoje, o ovo de chocolate é um dos símbolos mais presentes no imaginário das pessoas quando se fala em Páscoa.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade