As pessoas estão deliberadamente adicionando sal ao seu café em uma tentativa de melhorar o sabor da bebida. Já contamos que algo semelhante acontece no universo do vinho, com experts no assunto recomendando o uso do sal como forma de salvar um vinho ruim. Por mais estranha que possa parecer, a técnica faz sentido e agora ganhou uma explicação científica.
Um estudo da revista científica "Nature" mostrou que os íons de sódio suprimem o amargor do café e realmente aumentam seu sabor. Melhor ainda, o sal não adicionará calorias ao seu cafezinho como o leite e o açúcar.
Está certo que não é recomendado fazer isso sempre, mas se o seu café estiver particularmente amargo, fica a dica. Agora, cuidado para não adicionar muito sal na sua xícara sob o risco de deixar a degustação pior do que antes. Os especialistas sugerem apenas uma pitadinha.
No caso do vinho, Nathan Myhrvold, um ex-diretor de tecnologia da Microsoft, descobriu que adicionar alguns grãos de sal ao seu copo poderia suavizar e equilibrar os sabores de alguns vinhos. De acordo com o "Wall Street Journal", Myhrvold tentou esta técnica pela primeira vez há alguns anos, durante um jantar.
Ele estava sentado ao lado de Gina Gallo, da produtora de vinhos E. & J. Gallo Winery. E lembra que ela disse que desejava que seu copo de Cabernet fosse mais saboroso e menos frutado. Foi quando ele adicionou uma pitada de sal e descobriu que o gosto geral do vinho tinha melhorado e que "em breve todos na mesa estavam fazendo isso".
Para os amantes do vinho, equilibrar os sabores é crucial e, como tal, há uma extensa lista de técnicas para ajudar a fazê-lo. É por isso que algumas pessoas fazem a hiperdecantação, um processo que envolve bater o vinho no liquidificador por 30 segundos.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade