As hemp seeds ('sementes de maconha', na tradução), são o alimento funcional do momento. O destaque que elas vêm ganhando se deve à grande quantidade de nutrientes, compostos bioativos e gorduras boas que essas sementes possuem. Dentre elas. estão o ômega 6 e o ômega 3. "Benefícios como a redução do LDL colesterol, conhecido como mau colesterol, e melhora da sensibilidade à insulina se devem ao ômega 6, enquanto a redução de triglicerídeos sanguíneos e da pressão arterial se devem em maior proporção ao ômega 3", explica a nutricionista Patricia Davidson em seu blog. Além disso, as hemp seeds têm ação anti-inflamatória e ajudam a regular o humor e a sensação de bem estar.
E, apesar do nome, ela não está relacionada à larica - fome que sentem os usuários de maconha. "A confusão entre os dois surge do fato de que ambos provêm da espécie Cannabis sativa, mas semente de cânhamo (como também é chamada a "hemp seed") não contém THC. A intensa vontade de comer que toma conta do usuário de maconha após consumir a planta é causada por este, que é o principal composto da cannabis", esclarece Davidson. Além das sementes não possuírem THC, elas apresentam alto teor de fibras, o que traz a sensação de saciedade e equilibra o intestino.
Encontrar as sementes no Brasil ainda não é tão fácil quantos nos Estados Unidos, onde elas são vendidas no supermercado. Por aqui, é preciso porcurá-las em casas de especiarias e mercados municipais, mas a tendência é que cada vez mais os estabelecimentos passem a comercializar o produto. As hemp seeds têm sabor suave, próximo ao das sementes de girassol, avelã e nozes.
Como usar
As hemp seeds são versáteis e podem ser consumidas de diversas maneiras: cruas, germinadas, transformadas em leite ou como ingrediente em receitas do dia a dia. "É importante lembrar que em todas as opções, elas devem ser usadas cruas ou levemente tostadas, pois seus ácidos graxos tem grande instabilidade à altas temperaturas, podendo formar produtos tóxicos", explica a nutricionista.
Para preparar o leite feito com as sementes, deixe uma xícara das hemp seeds de molho na água filtrada por uma noite. No dia seguinte, escorra e lave. Coloque as sementes no liquidificador com uma xícara de água filtrada, uma colher de sopa de mel e três tâmaras picadas. Bata bem e coe com um pano fino ou filtro de café. O leite deve ser armazenado em uma garrafa de vidro e pode passar até cinco dias na geladeira. Quem quiser, pode acrescentar lagumas gotas de baunilha orgânica para dar mais sabor ao alimento.
As hemp seeds também podem incrementar o lanche, servidas com frutas secas ou frescas (a banana amassada é uma boa pedida) ou em receitas de sucos e smoothies. Ela também pode ser usada como ingrediente em risotos, massas, saladas.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade