Uma matéria exibida no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (24), mostrou a realização de testes feitos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em diversas marcas de Whey Protein. O suplemento é uma fonte de proteína derivada do leite e é usado por quem pratica atividades físicas e busca a hipertrofia muscular. Das 15 marcas testadas, 14 foram reprovadas: EAS, Body Action, Probiótica, Integral Médica, STN - Steel Nutrition, Solaris, VOXX, Dynamic Lab, Max Titanium, DNA, Universal, Met-Rx, Sportpharma, New Millen e Nature's Best.
Quem utiliza alguma das marcas reprovadas, pode substituir a suplementação por uma alimentação adequada. "Outras fontes de proteína também agem na hipertrofia", explica a nutricionista Fernanda Orichio. Segundo ela, boas opções de substituição para a proteína do suplemento são clara de ovo, peito de frango, peixes brancos, carne de patinho e leite e derivados. "No caso do leite e derivados é preciso tomar cuidado com a quantidade de gordura que eles têm", indica a especialista.
Vantagens e desvantagens
A desvantagem de deixar de usar suplementação e passar a buscar proteínas apenas nos alimentos é a dificuldade que existe em 'separar' os nutrientes e saber a quantidade exata de proteína existente em cada alimento. Mas quem optar por buscar as proteínas nos alimentos tem vantagens como preço e facilidade de acesso, já que os suplementos custam caro e não são facilmente encontrados no mercado. Independente da escolha, é preciso aliar a alimentação pós-treino a uma rotina saudável. "Não é somente a suplementação ou o consumo de alimentos ricos em proteína após a academia que vai trazer o resultado desejado. Tudo isso de nada vale se a pessoa não tiver uma alimentação equilibrada durante todo o dia", ensina Fernanda.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade