Grande parte dos problemas cardíacos estão ligados à alimentação. Por isso, é importante se alimentar bem, mas isso não quer dizer que é preciso ser radical e seguir uma dieta muito restritiva. Com pequenos ajustes no dia a dia é possível ter uma alimentação equilibrada e saborosa.
Uma das maneiras de se manter saudável sem grandes restrições é substituir alguns alimentos consumidos no cotidiano por opções melhores.
Leite integral x leite desnatado
O leite desnatado está livre de gordura saturada e oferece boas doses de minerais, principalmente cálcio.
Pão francês x pão integral
A versão integral é mais indicada por ser rica em fibras, substâncias que auxiliam na eliminação de gordura do organismo e prolongam a saciedade. Você pode optar pelo pão integral que mais gostar, preferindo sempre os que são enriquecidos com linhaça, chia ou outros grãos.
Picanha x alcatra
A picanha tem uma espessa camada de gordura que deve ser avitada. Cortes como alcatra, patinho e lagarto são melhores para o coração, já que fornecem proteína e minerais sem a sobrecarga de gordura.
Frango com pele x peito de frango
A pele que cobre as aves é rica em gordura e, por isso, é melhor optar por cortes livres dela. Caso opte por tirar a pele antes de consumir o alimento, é importante fazê-lo antes de levar o frango à panela, já que durante o cozimento a tendância é que o elevado nível de gordura penetre na carne.
Pipoca de microondas x pipoca de panela
A versão industrializada da pipoca contém gordura trans, que é prejudicial às artérias. Já a pipoca preparada na panela tem a quantidade de gordura controlada, já que basta um fio de óleo para que os grãos de milho - ricos em fibras - estourem.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade