Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
Whatsapp Whatsapp
Dia Mundial do Gato

Conheça as doenças mais comuns e dicas para a saúde dos felinos

População de gatos já superou a marca de 27 milhões no Brasil

Gabriela Braga • 17/02/2024 às 7:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O dia 17 de fevereiro é o Dia Mundial do Gato, data dedicada a celebrar a vida de nossos amigos felinos e também para promover a conscientização sobre os cuidados que devemos ter com eles.


				
					Conheça as doenças mais comuns e dicas para a saúde dos felinos
Conheça as doenças mais comuns e dicas para a saúde dos felinos. Canva Fotos

Os gatos estão vivendo cada vez mais e melhor, levando alegria e companheirismo aos lares, mas, ao longo de suas vidas, eles podem desenvolver uma série de doenças. Para evitá-las ou mesmo para oferecer o melhor tratamento para o pet, é fundamental que o tutor leve seu gato para consultas periódicas com um médico-veterinário de confiança e faça os exames de rotina, que apoiarão o diagnóstico precoce de uma eventual enfermidade.

Leia mais:

Veja algumas doenças comuns que podem acometer os gatos e também alguns cuidados simples para lhes proporcionar mais bem-estar. Confira:

Doença Renal Crônica (DRC)

A DRC é uma doença extremamente comum na espécie felina e considerada a doença mais comum de gatos idosos. Nas últimas décadas, houve aumento no número de casos diagnosticados de DRC em felinos, o que provavelmente se deve a um conjunto de fatores, como o aumento da expectativa de vida dos gatos e a maior conscientização de tutores e médicos-veterinários sobre a ocorrência da doença. Entre os principais sintomas da DRC estão a perda de apetite, emagrecimento, urina em excesso, aumento da ingestão hídrica, diarreia e vômito. Vale destacar que a perda de apetite pode debilitar ainda mais o animal, uma vez que ele passará a ingerir menos nutrientes importantes para sua saúde.

Doenças Respiratórias

Infecções do trato respiratório, muitas vezes causadas por vírus, como o herpesvírus felino (FHV) e o calicivírus felino (FCV), são comuns em gatos. As manifestações clínicas incluem espirros, secreção nasal e ocular, além de falta de apetite. Com certa frequência, felinos também podem manifestar doenças como bronquite e asma, caracterizadas por uma inflamação das vias respiratórias inferiores, e geralmente de origem alérgica (aerossóis, fumaça de cigarro, areia sanitária e poeira doméstica).

Diabetes mellitus

Assim como em humanos, os gatos podem desenvolver diabetes mellitus e as manifestações clínicas são bastante semelhantes: urina em excesso, aumento da ingestão hídrica, perda de peso e alterações no apetite.

Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF)

Condições como cistite e obstrução uretral são comuns em gatos. As manifestações clínicas incluem dificuldade para urinar, urina com sangue e lambedura excessiva da área genital.


				
					Conheça as doenças mais comuns e dicas para a saúde dos felinos
Conheça as doenças mais comuns e dicas para a saúde dos felinos. Foto: Reprodução / Canva

Além das consultas regulares e exames de rotina, alguns cuidados podem trazer mais qualidade de vida e bem-estar aos felinos. Entre eles estão a alimentação balanceada, hidratação adequada, ambiente estimulante, caixa de areia limpa, escovação regular para evitar nós nos pelos, atenção à segurança do local onde o animal vive e o uso de placas de identificação e microchips.

Curiosidade

Na América, o dia do gato é celebrado em 20 de fevereiro, porque é data em que é relembrada a partida de Socks, o mascote do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Na Europa, o dia do gato é comemorado em 17 de fevereiro, graças à jornalista Claudia Angeletti, da revista “Tuttogatto, que com a ajuda de seus leitores, elegeu a data.

Em nível internacional, é comemorado em 8 de agosto, graças às iniciativas tomadas por uma organização animal sem fins lucrativos (IFAW), que destacou a importância e o papel desse animal de estimação em todo o mundo.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!