Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
Whatsapp Whatsapp
Fofinhos

Hamsters: conheça as principais características dos roedores

Ativos e dorminhocos, os hamsters são indicados pra quem não tem muito tempo para se dedicar aos pets

Gabriela Braga • 16/08/2023 às 14:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Hamsters: conheça as principais características dos roedores
Divulgação/ Canva

Você ama bicho e poderia ter facilmente um animal de cada espécie dentro de casa, mas lhe falta tempo para se dedicar aos pets. Uma boa opção pra você é criar hamsters!

Eles são fofinhos, independentes, engraçados, dorminhocos e inteligentes.

Leia mais:

Dá até para ensinar alguns truques se você tiver paciência. Eles conseguem identificar seu tutor, principalmente se for ele o responsável por alimentá-lo.

Aqui no Brasil existem duas raças mais comuns: o sírio, que é maiorzinho, e o anão russo, que também é chamado de hamster chinês, o menorzinho.

Cuidados com a gaiola

Você deve ter em mente que a gaiola é a casa do seu hamster, por isso, o único trabalho que você vai ter é mantê-la limpa e atrativa para seu bichinho.

O médico veterinário Rodrigo Arapiraca, que atende animais silvestres e exóticos em clinicas da capital baiana, lista os itens obrigatórios de uma boa gaiola.

“Tem que ter abrigo, casinha e roda de exercício, porque eles são muito ativos. Se você não der atividades pra ele a probabilidade é que o animal fique muito estressado”.

Rodrigo também fala dos cuidados na escolha da roda de exercícios. “Tem que ser uma roda apropriada. Não pode ser aquela que a patinha fique presa. Há um risco dele fraturar”, explica.

A limpeza precisa ser feita de duas a três vezes na semana, a depender do substrato que se use. Existem no mercado, por exemplo, o substrato de maravalha e a de areia higiênica.


				
					Hamsters: conheça as principais características dos roedores
Divulgação/ Canva

Ativos e dorminhocos

No caso dos hamsters não é contraditório dizer que eles são ativos e dorminhocos. Eles também são independentes, mas gostam de interagir com humanos. Dá tempo pra tudo.

“Eles gostam de sair da gaiola. Para se exercitar a roda ajuda bastante, mas outras atividades fora da gaiola também beneficiam a sua saúde. Eles dormem muito, são animais de clima temperado, estão sempre se preparando para o frio”, afirma Rodrigo.

O hamster tem uma bolsinha dentro da boca que ele guarda os alimentos para depois levar para dentro da casa. O objetivo é estocar comida para o tal frio que aqui em Salvador nunca vai chegar.

Se achar que seu bichinho está muito sozinho na gaiola, não tem problema colocar um coleguinha no mesmo ambiente.

“No geral eles e dão bem. Os machos são mais tranquilos e as fêmeas mais estressadas. Pode ter briga apenas na fase reprodutiva delas, porque não aceitam muito bem os machos quando estão com seus filhotes. Nessa fase é bom separar”, orienta o veterinário.

Alimentação do hamster

É comum a gente ver por aí hamsters acima do peso. Isso porque os tutores exageram nos petiscos, ou não observam direito a casinha do bicho, que normalmente tem muita comida escondida.

A dieta do hamster deve ser a base de ração de boa qualidade.

“Não adianta dar mix de sementes ou rações que fazem uma mistura danada, vendidas até a granel. Aquilo não está balanceado, as vezes até contaminado com fungo e outras coisas que a gente não vê. Esse tipo de alimentação prejudica muito a saúde do animal”, alerta Rodrigo.

Uma alimentação inapropriada poder causar infecções fúngicas e até câncer.

Além disso, mesmo dando uma ração de qualidade, é importante oferecer as porções indicadas no rótulo para evitar que eles fiquem gordinhos.

“Temos que minimizar os petiscos, não dar muito oleaginosos. Pode oferecer frutinhas, folhas, mas não exagerar”, recomenda o veterinário.

A saúde do hamster

A expectativa de vida de um hamster é muito curta. A média é de um ano e meio a dois anos, mas se for muito bem cuidado pode chegar até três anos.

As principais doenças que acometem esses roedores são de origem reprodutiva e alimentar.

“Se o tutor oferece uma nutrição boa e faz o manejo ambiental adequado com acompanhamento veterinário você consegue evitar essas doenças. Agora existem outros problemas que a gente não consegue prever, como tumores. Há uma tendência, principalmente naqueles que vêm de cruzamento consanguíneo, por isso é importante evitar esses cruzamentos”, explica Rodrigo.

Hamsters x crianças

Se você está pensando em dar de presente um hamster para seu filho ou filha, repense. De forma geral, as pessoas acham que bicho pequeno é o ideal para criança, mas definitivamente isso não é verdade.

“Bicho pequeno na mão de criança é muito arriscado, porque ela ainda não mede a força e acaba machucando ele. Não estou dizendo que a criança não pode ter o bichinho. Pode ter, mas tem que ter supervisão”, alerta o veterinário.


				
					Hamsters: conheça as principais características dos roedores
Divulgação/ Canva

Onde comprar um hamster

É muito fácil encontrar hamsters sendo vendidos em Salvador. Como é um animal doméstico, ele é encontrado na maioria dos pet shops.

Mas é importante observar a procedência desses estabelecimentos e como os animais estão sendo tratados.

“É fácil de achar, mas são poucos lugares que têm os cuidados. As vezes a gente compra o animal para ajudar, mas estamos na verdade financiando os maus-tratos. O certo é denunciar”, alerta Rodrigo.

Quando for comprar seu bichinho observe como ele está sendo tratado. Veja se está recebendo a alimentação adequada, se tem acompanhamento de um médico veterinário e se está machucado.

“É importante observar. Veja se o pessoal que cuida dele respeita o animal. Exemplo, se os irmãos tiverem brigando, alguém separa eles? Os animais que são separados em momentos de conflito são mais tranquilos. Já aquele animal que não é respeitado, que apanha dos outros, vai ser medroso, agressivo e com mais dificuldade de ser manuseado”, finaliza.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!