icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
IBICHO!

Saiba o que fazer ao encontrar um pinguim na praia

Em julho, três pinguins foram resgatados nas praias de Salvador; animais viajam em grupos e usam as águas do Brasil em busca de alimento

foto autor

Gabriela Braga

29/07/2022 às 7:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:01 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Saiba o que fazer ao encontrar um pinguim na praia
Foto: Polícia Civil / Divulgação

Em apenas seis dias, nesse mês de julho, três pinguins foram resgatados nas praias de Salvador. As aves foram encontradas na Barra, Paripe e Coutos. Em todos os casos os animais foram encontrados por banhistas, que acionaram o Grupo Especial de Proteção Ambiental, da Guarda Civil Municipal. De acordo com a médica veterinária do Instituto Mamíferos Aquáticos, Larissa Pavanelli, é normal que no período do inverno os pinguins apareçam na costa do Brasil.

“O usual é que eles fiquem sempre na costa do Sul e Sudeste e ocasionalmente eles apareçam perdidos aqui no Nordeste. São animais jovens que pegaram uma corrente marítima errada e vieram parar aqui”, explica Larissa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo a médica veterinária esses animais são pinguins-de-Magalhães e eles vêm do estreito de Magalhães, entre o Chile e a Argentina. No inverno eles viajam em grupos e usam as águas do Brasil em busca de alimento. A especialista orienta sobre o que fazer ao encontrar um pinguim perdido.

“Como esses pinguins estão fora do local habitual, mesmo que não esteja ferido, eles precisam ser resgatados para serem devolvidos para o Sul do país. Eles sempre vão ser soltos no Sul, e não aqui no Nordeste. A orientação é para tomar cuidado porque são animais agressivos, podem bicar e machucar. É importante mantê-los protegidos até o órgão ambiental chegar para fazer o resgate. Pode colocá-los em uma caixa, protegidos do sol, da chuva e do vento, e importante, nunca colocar eles no gelo ou oferecer alimento”.

Para quem não lembra, em 2008 centenas de pinguins apareceram por aqui. No entanto, de acordo com Larissa Pavanelli, não é possível afirmar que o feito será repetido esse ano.

“Por enquanto são algumas poucas dezenas de pinguins sendo avistadas nas águas, então aparentemente não será um grande evento como em 2008. Mas um grupo grande pode, sim, pegar uma corrente errada e acabar parando por aqui ainda. Caso aconteça estamos preparados”, afirmou.

É importante destacar que sempre que alguém encontrar um pinguim ou qualquer animal marinho que necessite de resgate, o Grupo Especial de Proteção Ambiental, da Guarda Civil Municipal, deve ser acionado através do número 71 3202-5312.

Leia mais sobre Bichos e Pets no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Gabriela Braga

AUTOR

Gabriela Braga

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em iBicho!