Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
Whatsapp Whatsapp
Cães e gatos

Universidade de Salvador oferece orientação sobre parasitas em pets

Ação de prevenção contra os parasitas ocorre no dia 23 de março, na Clínica Veterinária da Universidade de Salvador

Isadora Gomes • 20/03/2024 às 20:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Universidade de Salvador (UNIFACS) vai promover uma ação de triagem e orientação sobre parasitas em cães e gatos. O evento será no dia 23 de março, na Clínica Veterinária (Clivet), em Salvador. Os serviços serão oferecidos das 8h às 12h através de agendamento.


				
					Universidade de Salvador oferece orientação sobre parasitas em pets
Ação ocorre no dia 23 de março, na Clínica Veterinária da Universidade de Salvador. ​Foto: Divulgação

Ao contrário do que muitos ainda pensam, pulgas, carrapatos, piolhos, ácaros, vermes e protozoários não estão presentes apenas na grama, água ou alimentos contaminados. Basta um simples passeio na rua, praia ou em outros ambientes para o contato direto ou indireto com os chamados endo e ectoparasitos.

Leia mais:

A coordenadora da clínica, professora Simone Freitas, ressalta que medidas de controle e prevenção são cruciais para evitar graves problemas nos animais e seres humanos. “Algumas doenças transmitidas por vetores como pulgas e carrapatos possuem potencial zoonótico, ou seja, podem ser transmitidas pelos animais aos seres humanos. A febre maculosa, cujo responsável pela transmissão é o carrapato-estrela, pode acometer cães, gatos e seus tutores, por exemplo. Já a pulga, por meio de suas fezes contaminadas pela bactéria do gênero Bartonella, pode transmitir bartonelose aos felinos. Estes, através da arranhadura ou mordida, passam a doença para o homem”, explica a médica veterinária.


				
					Universidade de Salvador oferece orientação sobre parasitas em pets
Universidade de Salvador oferece triagem e orientação sobre parasitas. Divulgação/ Canva

Prevenção e cuidados especiais contra os parasitas

Como os sinais não são especificados, principalmente na fase aguda das doenças, é necessário investir tanto em meios que visam impedir o contato com os parasitas quanto no acompanhamento profissional.

De acordo com a professora da UNIFACS, diante de qualquer sintoma apresentado pelo animal, desde uma apatia, reação alérgica até uma desidratação provocada por vômitos e diarreia, o indicado é levar os pets ao veterinário.

Cuidados fundamentais

Manter a higienização dos espaços dos pets, fazer exames de rotina e adotar o uso de coleiras repelentes são alguns deles. “A inserção em um programa preventivo adequado para cada espécie é mais uma importante medida. Levando em consideração a idade, estilo de vida e ambiente em que vivem, o médico veterinário ajuda a encontrar formas efetivas de conter o adoecimento e a circulação de doenças capazes de afetar humanos”, diz a especialista.


				
					Universidade de Salvador oferece orientação sobre parasitas em pets
Universidade de Salvador oferece triagem e orientação sobre parasitas. ​Foto: Divulgação

Serviço

  • Ação de prevenção contra endo e ectoparasitos
  • Quando: 23 de março (sábado)
  • Horário: 8h às 12h
  • Onde: Clivet UNIFACS (Avenida Jorge Amado, 674 - Boca do Rio, Salvador)
  • Agendamento e outras informações: WhatsApp (71) 3203-2649
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!