Centenas de pessoas compareceram às ruas da Barra neste sábado (30) para acompanhar a estreia do Fuzuê, uma das festas que integram o pré-Carnaval da Barra e que acontece no circuito Orlando Tapajós, entre o Centro Espanhol e o Farol, na Avenida Oceânica. As 10 atrações que desfilaram nesta tarde relembraram o antigo Carnaval de rua, em blocos acústicos, com bandinhas, fanfarras e mascarados. Também houve espaço para os blocos afros e de índios, a exemplo do Comanches.
A ideia é que o Fuzuê integre o calendário oficial do pré-Carnaval de Salvador ao lado do Furdunço, que já acontece no domingo que antecede a folia, na Barra, e na quinta-feira de Carnaval, no Campo Grande. "É o resgate das tradições de Carnaval, eu não tenho dúvidas. A presença das bandas de fanfarra, das bandas de percussão, dos blocos tradicionais indígenas e afros é também mostrar que Salvador evoluiu muito para a indústria que tem hoje do Carnaval, mas sem perder a sua tradição", avaliou o prefeito ACM Neto. Para ele, o Fuzuê pode ser descrito como uma "bagunça organizada", importante para a economia da cidade e fundamental para oferecer uma alternativa de diversão e de lazer para o morador de Salvador, "principalmente para as famílias que querem uma coisa mais calma, menos apertada, com menos bagunça". "A gente vê aqui muitas pessoas idosas, gente que talvez não pule, não brinque, nos dias oficiais da festa e que vem agora para brincar e também se divertir", conclui.
(Foto: Amanda Palma) |
</div> <div id='passback-wbbe5fce721'></div>
"O que mais anima é esse colorido, essa mistura de várias entidades que foram convidadas a participar. A gente teve ontem um grupo de ciclistas que se propôs a vir fantasiado e que rapidamente a gente agregou a festa. E a ideia é essa: fazer uma grande festa com esses convidados e com a população, que também tem participado com uma espontaneidade que é a cara do Carnaval de Salvador", explicou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. *Com informações da repórter Amanda PalmaVeja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade