icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MÚSICA

Documentário sobre Letieres Leite estava em fase de produção

Da produtora Janela do Mundo, doc estava previsto para seguir com as gravações até fevereiro

foto autor

Redação iBahia

28/10/2021 às 10:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:22 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A morte de Letieres Leite, maestro da Orquestra Rumpillez e compositor, pegou o meio artístico de surpresa. Especialmente que estava tão próximo, lidando com ele com regularidade, para transformar a vida do artista em um documentário.

Intitulado ‘As Travessias de Letieres Leite’, o doc da produtora Janela para o Mundo, com direção e roteiro de Letícia Simões, ainda estava em fase de produção. O filme foi gravado em abril, durante todo o mês de outubro, e seguiria a gravação em dezembro, janeiro e fevereiro.

“Era um filme em que eu assino a direção e roteiro, mas Letieres sempre esteve junto, desde o primeiro momento, dialogando sobre tudo, propondo, acompanhando, criando junto”, contou a diretora.

“Ele, inclusive, tinha proposto de, uma vez o filme montado, fazer a trilha ao vivo, como Miles Davis fez com Louis Malle, no filme "Ascensor para o Cadafalso". Ele era muito ligado, antenadíssimo com música, artes plásticas, cinema, e havia muitas ideias em conjunto”, ressaltou Letícia.

A diretora e roteirista descreve o filme como “um mergulho sem bote salva-vidas no processo criativo de Leti, que fazia mil coisas ao mesmo tempo, e todas de forma magistral”.

“Letieres viajou, trabalhou, estudou e ensinou no mundo todo, mas sua residência era a Bahia. Por isso, o filme começa e termina em Salvador. Já filmamos em Recife, no Rio de Janeiro, vamos a Cuba e a Angola, mas As Travessias… se fazem na Bahia. E assim estávamos agora, em outubro, quando realizamos lindas e íntimas filmagens do processo do maestro”, relatou a cineasta.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música