A 9ª edição do Festival Zona Mundi irá reunir artistas de vários países em Salvador, entre a quarta-feira (5) e o domingo (9).
Com vasta programação, o evento acontecerá simultaneamente no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Parque da Cidade e Doca 1.
Leia também:
A maioria das atividades terá acesso gratuito, conforme detalhou a produção. A proposta principal do festival é promover conexões entre aristas de diferentes cantos do mundo, que compartilham a língua portuguesa como idioma oficial.
Artistas baianos estão entre atrações do Festival Zona Mundi
Entre os destaques desta edição, estão Patche Di Rima, da Guiné-Bissau, Siwo, de Moçambique, Indi Mateta e Jorge Mulumba, ambos de Angola.
Representando a Bahia, estarão presentes os talentosos Josyara e Pedro Pondé. O evento traz ainda o duo paulista ÀVUÀ, o pernambucano Martins e a paraibana Luana Flores, do projeto Nordeste Futurista.
"Em 2022 a gente já fez uma boa parte presencial, só que os shows foram no teatro e todo mundo de máscara, com uma parte online - as reuniões, os hacks, as questões de galeria virtual, etc -. Agora é mais a cara do Zona Mundi, ocupando a cidade”, comentou Vince de Mira, diretor e curador do festival Zona Mundi.
Para o produtor, o processo de curadoria do evento perpassa pela dimensão filosófica e econômica.
"Eu desmistifico muito essa coisa da curadoria só conceito, da curadoria feita nesse lugar especial do curador. Na verdade, um projeto ele tem uma dimensão filosófica que está a concepção em torno disso e a dimensão econômica. Então, para você viabilizar uma dimensão filosófica, você tem que também contextualizar a dimensão econômica”, explicou.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!