Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
Ajayô

Filhos de Gandhy comemora 75 anos com missa e shows; veja programação

Celebrações reúnem shows e missa especial; confira

Lucas Sales • 16/02/2024 às 17:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As celebrações dos 75 anos dos Filhos de Gandhy vão reunir uma extensa programação no próximo domingo (18). Uma missa em homenagem ao maior bloco de afoxé do Brasil acontecerá a partir das 9h, na Igreja Rosário dos Pretos.


				
					Filhos de Gandhy comemora 75 anos com missa e shows; veja programação
Divulgação/ Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Artistas como Jerônimo, Virgílio Forrozeiro, além das bandas Filhos de Gandhy e Samba Trator vão animar o público no Largo do Pelourinho às 14h.

Leia mais:

História

Fundado em 18 de fevereiro de 1949, por um grupo de trabalhadores negros do cais do Porto de Salvador, os Filhos de Gandhy nasceu como uma entidade afro-brasileira, inspirada pela cultura de paz, igualdade e resistência do ativista indiano Mahatma Gandhi.

Em 1951, foi transformado em afoxé, tendo o Candomblé como orientação religiosa e trazendo o agogô nos seus cânticos de ijexá na língua ioruba.

Atualmente, com cerca 100 mil associados, o bloco é uma das mais importantes manifestações artísticas e religiosas da cultura e do carnaval da Bahia e do Brasil.

Em 2024, o tema central do Carnaval do bloco de afoxé foi "Beleza Pura", em homenagem ao cantor e compositor baiano Caetano Veloso.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música