Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Mix Cultural com dicas de Fernando Guerreiro e Fabio Cascadura

A partir desta semana, o nosso guia com as dicas culturais conta com a participação de personalidades ligadas à vida cultural de Salvador

• 15/05/2014 às 17:25 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Esta semana, o iBahia.com estreia a coluna Mix Cultural, que já tinha sua versão nas tardes de quinta-feira, às 3h30, na Rádio CBN Salvador (93,1 FM) e agora estará presente no portal com as dicas da agenda cultural da semana. A publicação será sempre às quintas para que os internautas possam programar seu final de semana, com o que acontece de mais relevante na cidade. A coluna trará indicações de artistas e personalidades ligadas ao universo cultural de Salvador e os internautas também podem participar, enviando suas sugestões e dicas culturais para o email: [email protected]. Para marcar a primeira coluna, temos dicas de dois nomes importantes da cena da capital baiana: Fábio Cascadura, na música, e Fernando Guerreiro, no teatro. Confira!
Faz um tempo que o vocalista da banda Cascadura - que comemora 22 anos de história - , não vai ao teatro por conta de sua agenda de shows, mas ele está atento ao que acontece na cidade, onde o teatro ganha fôlego a cada dia. Para a próxima folga, Fabio Cascadura planeja asistir a montagem de 'Esperando Godot', com direção de Márcio Meirelles. "Ele é um diretor consagrado pela ousadia. E a encenação é no Vila! Onde tudo é sempre mais especial". No cinema, o músico recomenda o filme '12 anos de Escravidao', que está no Cine Vivo. "Com direção de Steve McQueen e com um elenco fora de série, a história é um caso a parte. A forma como o diretor nos propõe enxergar aquela situação tão estupida e, ao mesmo tempo, tão próxima de nós, brasileiros, é única! A escravidão no Brasil, bem merecia uma obra nesse quilate".Se quer escolher um show para o final de semana, Fábio recomenda “Invenção da Cor”, de Tiganá Santana, no próximo domingo. "Ele é um dos artistas mais importantes da música feita na Bahia neste momento, vem conquistando fãs mundo afora. Este show é uma oportunidade de todos poderem vê-lo em sua sofisticação harmônica e rítmica, com uma voz poderosa e inspirada. Ainda de quebra será no Solar Boa Vista, um dos locais mais bacanas para curtir música em Salvador".E se o clima de chuva permanecer e a vontade for de ficar em casa mesmo, nada melhor do que ler um livro. A dica de Cascadura é apostar na leitura de 'Terra Sonâmbula', de Mia Couto. Na opinião do cantor, este livro é um transe de emoções, com um escritor que “reinventa” o idioma com uma categoria e uma inspiração fora de série. "Os personagens são muito emblemáticos do contexto do Moçambique, que se recusa a morrer em meio a uma guerra sanguinária. Mia Couto é um forte candidato ao Nobel de Literatura, nos próximos anos. Mas, ele já é um herói da lusofonia", recomenda.
Já o diretor teatral Fernando Guerreiro indica a peça Quarteto, de Heiner Müller, montagem que comemora 15 anos de carreira do diretor e dramaturgo Gil Vicente Tavares. Trata-se de uma versão para o romance francês 'As Ligações Perigosas (Les Liasons Dangereuses). A peça é encenada pelo grupo Teatro NU, que conta no elenco com os atores Marcelo Praddo e Bertrand Duarte. No palco, eles interpretam vários personagens e levantam discussões sobre as relações humanas e questões como a sexualidade, por exemplo.No cinema, a dica de Guerreiro é aproveitar a estreia do filme 'Praia do Futuro', que tem no elenco Wagner Moura vivendo Donato, um salva-vidas que se apaixona por outro homem e se permite viver esse amor. Deixa tudo para trás, inclusive o irmão mais novo, para encarar uma nova vida na Alemanha. Entre as opções musicais gratuitas da cidade, Guerreiro destaca a apresentação 'Vozes Negras com Afro Sinfonica'. Trata-se de um projeto conjunto entre a Fundação Gregório de Matos e a Orquestra Afrosinfônica, que convida e recebe no palco vozes da música negra. No primeiro encontro, nesta sexta (16), a convidada será a cantora Mariela Santiago. No dia 22, será a vez de Marcia Short, que homenageia Angela Maria. E para encerrar a programação desta edição, a Orquestra receberá Inaicyra, no dia 23, sempre às 19h, no Espaço Cultural da Baroquinha. Todas as canções ganham novos arranjos, feitos pelo maestro Ubiratan Marques. Para quem deseja dedicar-se um pouco à leitura, a dica do diretor teatral é optar pelo livro 'Lavoura Arcaica', obra de Raduam Nassar. O texto transita entre o novelesco e o lírico, narrado em primeira pessoa. Por isso mesmo considerado uma grande aventura pela linguagem, que é reorganizada com um rigor diferente e que mostra verdades pensadas como irremoviveis. A primeira edição da obra é de 1975, e é hoje um "clássico", assim denominada pelo crítico Alfredo Bosi. Veja mais opções para este final de semana: Filmes em cartaz Peças nos palcos da cidade Shows que movimentam a capital Exposições abertas em Salvador Leia também: Festival Bacanudo discute cinema no Teatro Eva Herz Camerata Bahia Cordas se apresenta nesta sexta-feira (16) no MAM 'Noites Culturais' homenageia Caymmi no Deville Salvador neste sábado (17)

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música