No último domingo Fernanda Montenegro fez um discurso emocionado em defesa da arte e dos profissionais da cultura no Brasil, durante a entrega do prêmio Melhores do Ano do programa Domingão do Faustão. Ao ser homenageada com um troféu especial ao lado das atrizes Adriana Esteves e Marieta Severo, Fernandona discursou, com voz embargada, sobre os ataques que a classe artística vem recebendo na internet.
— Não somos corruptos — disse com os olhos marejados — Isso que de uma forma agressiva nos jogam brutalmente. Não somos ladrões diante da Lei Rouanet. Procurem os verdadeiros buracos corruptos deste país.
A atriz de 89 anos destacou a importância dos artistas para o desenvolvimento do Brasil.
— Podemos não ser prioritários, não temos uma profissão prioritária, mas temos uma profissão libertária. Os nossos palcos, os nossos programas de TV ligados à dramaturgia são uma busca constante de amplidão do imaginário, da sensibilidade. E isto nos leva a uma integração de nação, de cultura.
Nas redes sociais atrizes em cantoras postaram mensagens de apoio à Fernanda.
"Uma das mulheres mais dignas desse país. Admirável, motivo de orgulho para todos nós", escreveu a cantora Marina Lima.
A atriz Maria Ribeiro também postou uma mensagem:
"Obrigada Senhor por me fazer viver no mesmo tempo em que essa mulher. Fernanda, obrigada! Essa foto vale pra vida inteira, mas posto agora porque to muito orgulhosa do discurso de hoje dessa ilustre cidadã que não se omite nunca!"
A cantora Ana Cañas escreveu: "mulheres que se posicionam, estraçalham a hipocrisia, lutam pelo que acreditam, não temem represálias, tem o talento imensurável e dão voz aos que não são ouvidos nesse país. Pódio na categoria mulher mito since 1940. Que orgulho. Fernanda te amo".
Já Mariana Xiemenes agradeceu Fernanda pelo discurso e destacou a presença dos outros artistas na premiação.
"Amor ao ofício e orgulho da nossa profissão! E parabéns também a Marieta Severo, Adriana Esteves e todos os colegas da arte que estiveram no palco do Troféu Domingão! Viva a cultura!"