|
---|
O diretor George Vladimir, de 'Mar Morto', dedicou o prêmio ao namorado (Foto: André Carvalho) |
A diversidade marcou a a 20ª edição do Prêmio Braskem de Teatro 2012, realizada na noite desta quarta (3), na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Atores, diretores, autores e profissionais das artes cênicas foram homenageados em toda a cerimônia. A premiação que destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em oito categorias:
Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial.
Veja também: Conheça a lista completa de vencedores do Prêmio Braskem de Teatro 2012 Vários artistas também fizeram protestos contra o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) - acusado de misoginia, homofobia e racismo. Com o slogan "Feliciano não me representa", o dramaturgo João Sanches (Melhor Texto) e o diretor George Vladimir (Revelação) estavam entre os insatisfeitos com a escolha. "Não, Marco Feliciano não me representa. Quem me representa é Marcos Barreto, que é meu namorado", disse George, sendo ovacionado pelo público.
|
---|
Peça 'Entre Nós' venceu a principal categoria da noite (Foto: Genilson Coutinho) |
A peça 'Entre Nós', que conta história de amor entre dois jovens gays, foi a grande vencedora da noite levando três troféus: Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Ator e Melhor Texto. "É muito importante para nós vencer essa categoria e fazer um espetáculo com a temática LGBT. Obrigado a todos que assistiram", disse Anderson Dy Souza, integrante do espetáculo, após receber o prêmio.
Outros destaquesO espetáculo do Prêmio Braskem chamou a atenção pela alta tecnologia. O destaque ficou para o cenário, que contou com o recurso cênico chamado Mapping, que projetou imagens na estrutura do TCA. Antes da cerimônia, o público também recebeu óculos 3D para acompanhar algumas passagens do evento. Na forma de um concerto cênico-musical, com o tema 'Cada Cena, Cada Canção', sob a direção de Elísio Lopes Jr., o público fez uma viagem pelos últimos 20 anos do teatro baiano, com releituras das canções que embalaram os palcos. A apresentação do evento ficou a cargo dos baianos Emanuelle Araújo, Luiz Miranda e Marcelo Prado. O elenco reuniu jovens e consagrados talentos que se destacam na cena. Os atores Viviane Laerte ('Dissidente') e Igor Epifânio ('Entre Nós') venceram as categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator. Gordo Neto ('Dissidente'), que aproveitou a ocasião para pedir mais espaço para o jornalismo teatral na imprensa, foi escolhido o melhor diretor. Na categoria espetáculo infanto-juvenil, o prêmio foi da montagem 'O Segredo da Arca de Trancoso'.
|
---|
Luiza Possi ao lado de José Possi Neto |
Os grandes nomes homenageados da noite foram o jornalista e crítico de teatro Clodoaldo Lobo e o diretor teatral José Possi Neto - este último foi recebido no palco pela sobrinha Luiza Possi, que cantou duas músicas e ainda relembrou a carreira de atriz da mãe Zizi Possi. "Para mim, ser lembrado aqui na Bahia, já é uma homenagem. Me dei conta que este ano faz 40 anos que estreei como diretor de teatro aqui em Salvador", conta José Possi Neto ao
iBahia. Também estiveram presentes na festa o ator e apresentador Jackson Costa, o presidente da Fundação Gregório de Matos Fernando Guerreiro, o ator Widoto Áquila, o bailarino Jorge D'Santos ('Éramos Gays'), a jornalista Silvana Moura e o ator Amós Heber ('A Paixão de Cristo'), entre outras personalidades. A ausência de Rino Carvalho, vencedor da categoria especial pelo figurino de 'Amor Barato', foi sentida e um amigo recebeu o prêmio em seu lugar. Vale lembrar que a comissão julgadora do espetáculo é integrada pelo jornalista Gideon Rosa, o ator e diretor Celso Jr., a professora e pesquisadora Deolinda Vilhena, o coreógrafo João Perene e o diretor e dramaturgo Paulo Atto.
Veja a galeria de fotos: