Internado na segunda-feira (18) para exames de rotina, a recuperação de Faustão foi avaliada como "bem positiva" pelo médico cardiologista Fernando Bacal, que acompanha o caso do apresentador.
Em entrevista para o Splash, do UOL, nesta sexta-feira (22), ele explicou que as idas até o hospital são normais para uma pessoa que realizou uma transplante.
Leia também:
"São exames de rotina que se fazem. Tem uma série de exames que você vê o funcionamento do coração, vê a parte de rejeição. Eles são habituais neste começo. É um número grande de pacientes", explicou.
Ainda de acordo com o profissional, cerca de 50% dos pacientes retornam para o hospital para fazer novos exames, bem como avaliações de rejeição ao órgão transplantado.
"A gente tem uma experiência, até que é uma tese de doutorado que eu oriento lá no InCor, que mostra que nos primeiros 90 dias, uns 50, 60% dos pacientes acabam tendo uma reinternação para ajustes. E reavaliação de rejeição. Isso é bem comum. E isso vai diminuindo com o passar do tempo. Então, é absolutamente habitual dentro de uma evolução de um transplante complexo como é um transplante de coração", disse.
Vale lembrar que, no dia que recebeu alta médica, Faustão agradeceu ao cardiologista publicamente: "Foi lindo ver a emoção de vocês na alta. Relação de amizade e de muita admiração. Gratidão eterna! Continuem adiante e parabéns pelo lindo trabalho que fazem no Incor pelo SUS. Obrigado a equipe de enfermagem. 35 dias acompanhando essa dedicação e amor à profissão".
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!