Preta Gil deixou mensagens de força, esperança e combate ao câncer nas últimas publicações que fez nas redes sociais. A filha de Gilberto Gil, que morreu neste domingo (20) após uma longa batalha contra a doença, usava a internet como meio de contato com os fãs e amigos, mas também para propagar palavras de coragem.

No dia 4 de fevereiro, Preta publicou um longo vídeo em que falou do dia Mundial de Combate ao Câncer e detalhou a batalha pessoal que enfrentava. No discurso, a cantora destacou a importância de falar do assunto. "Hoje, 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, um dia muito importante para gente falar e disseminar informação. Acho que dos grandes problemas que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma, que foi criado e passado de geração em geração, e até hoje o estigma faz com que muita gente não se cuide e não busque ajuda", iniciou ela.
Leia também:
A artista desabafou também sobre a banalização e preconceito nos diagnósticos. "Tem preconceito com a doença e isso faz com que cada vez mais pessoas morram em decorrência da doença e percam essa luta contra o câncer por mil questões, mas a maior delas por diagnóstico tardio", continuou. "A gente vai banalizando tanta coisa. Eu mesma fiz isso. No começo, quando comecei a ter os primeiros sintomas, eu fui colocando em outros lugares: 'ah, é cansaço... é estresse.... muitas vezes não, já é a doença", revelou Preta Gil.
Dois dias depois, no dia 6 de fevereiro, ela publicou uma mensagem citando "respeito ao processo". "Muitas vezes, a gente só entende o que aconteceu depois que passa. Então, quando estiver no meio da sua prova, em vez de buscar por respostas, fortaleça a sua fé, acredite em seu merecimento e confie no processo. Encontre a paz que supera todo entendimento amado a si mesmo", diz.
A última publicação de Preta Gil aconteceu no dia 9 de fevereiro. Com uma foto dela no hospital, ela desejou um "domingo abençoado" para os fãs, amigos e seguidores. Nos comentários, recebeu o carinho de nomes como Ivete Sangalo, que escreveu: "Sua fofinha gostosinha! Te amo", se declarou a cantora. Outros nomes como Alice Wegmann, Fernanda Paes Leme, o ex-namorado Caio Blat, Fabiana Karla, Viviane Araújo e Carolina Dieckmann também deixaram mensagens de apoio e amor para a artista.
Já nos stories, um dos últimos registros compartilhados por Preta Gil foi relembrando o último Carnaval que participou. No vídeo, ela aparece dançando e se divertindo com amigas, e ressaltou o desejo que sentia de voltar a aproveitar a festa. “Quero tudo isso outra vez!”, desejou a cantora. Veja o vídeo abaixo:
Em 26 de junho, a artista não se conteve de amores pelo pai, Gilberto Gil. Ela emocionou os internautas ao prestar uma homenagem para o cantor na data em que ele completou 83 anos. "Você é o meu tempo e o meu Rei! Você me cura e me emociona, meu pai! Eu te amo infinitamente! Feliz vida, feliz aniversário", escreveu ela nas redes sociais.
No dia 13 de julho, Preta divertiu seguidores ao exibir uma trend ao lado de amigos como Ju de Paulla, Dito Espinheira e da irmã de Ivete Sangalo, Cynthia Sangalo. "Nosso domingo em NY com muita gaiatice que eles fazem comigo", escreveu na postagem. Assista abaixo:
Nosso domingo em NY com muita gaiatice que eles fazem comigo! ❤️❤️❤️ pic.twitter.com/pvBm4kt152
— Preta Gil (@PretaGil) July 13, 2025
Morre Preta Gil
A cantora, atriz, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma intensa batalha contra o câncer desde o início de 2023. A artista, conhecida por sua voz marcante, presença de palco e luta em prol da diversidade, estava passando por tratamento alternativo nos Estados Unidos, mas não resistiu a complicações de saúde. Detalhes sobre a causa de sua morte ainda não foram oficialmente divulgados pela família.

A artista tinha passado por uma operação de mais de 20 horas desde dezembro do ano passado. Na cirurgia, foram retirados cinco tumores. Preta Gil deixa um filho, o cantor Francisco Gil, 29, e uma neta, Sol de Maria, 9.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


