O jornalista Evaristo Costa, 48 anos, compartilhou, nesta quinta-feira (25), detalhes delicados sobre os desafios que enfrenta devido à doença de Crohn. Em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta quinta-feira (25), ele contou que a falta de compreensão sobre a condição o obriga a usar um cordão com girassóis - símbolo internacional para indicar doenças invisíveis.

Aos 48 anos, Evaristo explicou que os sintomas da enfermidade são intensos e, muitas vezes, difíceis de lidar publicamente. "Não é ir uma vez, duas vezes ao banheiro. É ir 20, 30, 40 vezes", relatou. Ele mencionou que um dos sinais mais complicados da doença é a diarreia "quase involuntária".
Leia também:
Um dos episódios mais constrangedores, segundo o jornalista, aconteceu durante um voo. “Eu já precisei ir correndo no banheiro do avião e tinha uma fila, eu não consegui passar na frente. Um constrangimento enorme, não preciso dizer o que aconteceu”, contou.
Ele também relatou outra situação desconfortável em um restaurante. "O segurança veio atrás, disse que eu não poderia usar o banheiro, só se eu consumisse. Eu perguntei: ‘Posso usar o banheiro e depois consumir?’. E ele falou: ‘Não, primeiro você tem que consumir’. Mais um constrangimento", desabafou.
Evaristo destacou que, apesar de o uso do cordão de girassóis ser opcional, ele pode facilitar o entendimento das pessoas ao redor. "Ninguém precisa usar esse cordão para ter os seus direitos garantidos, o uso é opcional, mas ele ajuda a comunicar rápido", explicou.
Ao final do vídeo, o apresentador aproveitou para alertar sobre a importância de se falar sobre doenças que não apresentam sinais visíveis. "A lista é enorme de doenças não aparentes, como: surdez, epilepsia, diabetes, esclerose múltipla, as doenças crônicas, como a doença de Crohn, que é o que eu tenho", declarou.
Diagnosticado em 2024, Evaristo enfrentou uma fase difícil com a doença, incluindo a perda de cerca de 22 kg em apenas três semanas. A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal, principalmente o intestino delgado e o cólon, mas pode atingir outras regiões do sistema digestivo.
Evaristo Costa posa de sunga e seguidores vão à loucura: 'Volumão'

O jornalista Evaristo Costa surpreendeu os seguidores neste sábado (4) ao exibir o novo corpo e posar de sunga preta nas redes sociais. A publicação acontece após uma fã clamar pelo registro e afirmar que o ex-global iria "parar a internet", o que foi suficiente para Evaristo atender o pedido.
Visivelmente mais magro ao enfrentar a doença de Crohn, o apresentador também chamou atenção com o detalhe na sunga. É que o "volume" proposto não passou despercebido pelos internautas, que foram à loucura. "Estou completamente em choque com esse homem de sunga, não imaginava que era tão sadio", disse um. "Meu crush desde quando apresentava o 'Jornal Hoje', que lindo!", disse outra. "Para onde ele vai com toda essa mala, ein? Viajando para qual país agora?", brincou o terceiro.
O galã curte as férias na Grécia e tem aproveitado o Instagram para compartilhar alguns registros do momento. Atualmente, Evaristo Costa mora em Londres, na Inglaterra, ao lado da esposa e das filhas. Ele deixou a Globo em 2017 e chegou a ser contratado da CNN Brasil, mas também saiu do canal em 2021, aparecendo na TV somente para alguns contratos comerciais.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


