iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Luto

Morre Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas brasileiros, aos 66 anos

Cantor lidava com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral sofrido em março de 2017

Lucas Sales

Lucas Sales

08/08/2025 às 15:14 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O cantor e compositor Arlindo Cruz, de 66 anos, morreu nesta sexta-feira (8). Um dos maiores nomes do samba, o artista estava internado desde o final de abril no Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela empresária e produtora Babi Cruz, esposa dele, ao g1.


					Morre Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas brasileiros, aos 66 anos
Cantor está internado em um hospital particular do Rio de Janeiro há dois meses. Foto: Reprodução/ Redes sociais

Ele havia recebido alta médica, mas teve uma piora no quadro após a falta de instalação dos equipamentos de home care não ser concluída a tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O sambista sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em março de 2017, após passar mal depois de passar mal em casa, e ficou quase um ano e meio internado. Desde então, o artista lidava com as sequelas do derrame e vivia de forma debilitada.

Ele parou de responder aos estímulos em julho de 2025. O ex-vocalista do grupo Fundo de Quintal já não respondia mais aos estímulos e não mostrava mais avanços, mesmo após cirurgias. Ele também era portador de uma doença autoimune, tinha traqueostomia e utilizava uma sonda alimentar. O artista não se apresentava mais.

O cantor deixa dois filhos, o músico Arlindo da Cruz Neto, o Arlindinho, e a influenciadora digital e ex-A Fazenda Flora Cruz, além de netos. Ele era casado com Babi Cruz.

Quem foi Arlindo Cruz?

Arlindo Domingos da Cruz Filho nasceu em Piedade, no subúrbio carioca e iniciou a trajetória musical aos seis anos. O cantor começou a carreira como integrante do grupo Fundo de Quintal, onde ficou por mais de uma década. Ele ficou nacionalmente conhecido com os sucessos "Meu Lugar", "Será Que É Amor", "O Bem", "O Show Tem Que Continuar" e mais. Arlindo partiu em carreira solo nos anos 2000.


					Morre Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas brasileiros, aos 66 anos
Testemunha que assinou documento não nega fraude envolvendo patrimônio de Arlindo Cruz. Foto: Reprodução/Redes sociais

O sambista também compôs diversos sambas enredo para o Carnaval no Rio. Ele escreveu para agremiações como Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel e Leão de Nova Iguaçu. Cruz é responsável por letras de sucessos nas vozes de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e mais.

O cantor também foi indicado a quatro Grammy Latino entre 2008 e 2016. Na televisão, o artista marcou presença de forma fixa no programa "Esquenta", na TV Globo.

Vício em drogas


					Morre Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas brasileiros, aos 66 anos
Documento sobre contas de Arlindo Cruz expõe suposta fraude da família. Foto: Reprodução/Redes sociais

Em "O Sambista Perfeito", escrito por Marcos Salles, é possível saber detalhes da luta de Arlindo contra o uso da cocaína. A obra retrata que nos anos 1980 houve uma entrada grande da droga na música e a cocaína penetrou de forma fácil no meio artístico.

Segundo o Salles, "ele tentou parar algumas vezes. Se internou, tentou parar. Ele reconhecia isso, mas também entendia que era difícil. E segundo o Arlindinho [o cantor, filho de Arlindo Cruz] conta, ali perto do AVC, ele tinha parado. Estava quase zero, praticamente zero [da droga]”.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Encontre-me no:

Instagram

Tags:

Mais em Nem Te Conto