O cantor Nando Reis, de 61 anos, comemora a importante marca de sete anos sem consumo de álcool ou drogas, uma vitória na vida pessoal que acabou respingando na música, que ganhará novos capítulos em breve.
O artista, que prepara um lançamento de 30 canções, com um lançamento exclusivo de vinis, falou sobre a importância da sobriedade para a criação musical e como está com mais vitalidade e entusiasmo no período.
Leia também:
"Tenho mais disposição, mas é engraçado que eu falo isso só agora. Nos três primeiros anos que parei de beber, sentia falta do efeito euforizante do álcool. Mas como aquilo estava ruim para mim, essa ideia era quase uma ilusão", iniciou em entrevista ao jornal O Globo.
"Vivo agora um entusiasmo meu, essa vitalidade que tenho é minha. Viver sem intermediários me dá muito mais alegria. E, obviamente, a sobriedade tem por consequência a lucidez. E eu preciso muito do meu pensamento, sou um criador. O meu barato de fazer discos é enorme", completou o cantor.
Nando Reis relata 'esgotamento' na pandemia
Ainda durante a entrevista, Nando Reis relembrou momentos da pandemia de Covid-19 e revelou ter tido um "esgotamento" no período, o que o obrigou a deixar o canal no Youtube.
"Trabalhei intensamente, por quatro anos, no canal do YouTube. Fiz uma interrupção porque estava acontecendo um esgotamento, acho que essas coisas não devem acontecer de maneira mecânica. Ao longo do governo (Bolsonaro), me posicionei muito e defendi meus princípios", disse.
"Aquele horror parecia que ia nos levar de volta para um lugar que não podíamos voltar. Criou-se em relação à minha pessoa uma grande animosidade. E eu não gosto disso, ninguém gosta de ser ofendido. Embora eu despreze e tente me proteger, me incomoda demais", completou.
Apesar de tudo o que passou, o novo trabalho musical segue o que ele faz de melhor, escrever e cantar sobre o amor: "Falo de amor agora, em 2024, da mesma maneira que sempre falei. A possibilidade que tenho de me aproximar desse assunto se dá através das minhas experiências de afeto no meu ciclo familiar, íntimo."
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!