Depois de Claudia Leitte rebater as críticas sobre o seu show no Rock in Rio, alguns artistas decidiram levantar novamente a polêmica a respeito do Axé no evento de Rock. Nesta quarta-feira, 28, Tico Santa Cruz, o vocalista da banda Detonautas, postou no seu blog um texto no qual defende a ideia de que a diversidade de estilos está ligada a uma questão comercial: "É simples, atualmente o que a MASSA escuta é Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Luan Santana, Restart, Nxzero, e grupos que tem orientações voltadas para o público mais adolescente e com abordagens mais simples e acessíveis. É o que o Brasil consome, é o que lota micaretas, lota casas de shows e leva CONSUMIDORES aos lugares", disse o vocalista.
|
---|
Serguei, o avô no Rock Nacional |
Além do cantor, o roqueiro Serguei, considerado o "avô" do Rock Nacional, também expressou sua opinião em entrevista à Agência EFE. O músico se mostrou contrário as inovações propostas por esta terceira edição do evento e assim como Tico, falou sobre os interesses comerciais envolvidos: "O rock and roll não é só um gênero musical. O rock and roll é uma cultura, é um estilo de vida, é uma atitude, e não vejo nada disso em um samba ou em um axé", afirmou. "Eles me disseram que tinham convidado a Claudia Leitte e a Ivete Sangalo porque aonde elas vão levam uma multidão incalculável. Então é o "money" que manda", frisou.O vocalista do Detonautas, apesar de ser publicamente contra o Axé no Rock in Rio, ressaltou a importância do respeito as opiniões divergentes: "Todos tem o direito da livre expressão, tanto os críticos, quanto os criticados, mas alimentar essa picuinha com esse discurso de que o Rock in Rio deveria se Chamar POP in Rio ou qualquer outra porcaria é desconhecer COMPLETAMENTE a história do FESTIVAL". Em uma breve retrospectiva, Tico enumerou uma série de artistas que marcaram presença nas edições anteriores, como Morais Moreira, Pepeu Gomes, Ivan Lins, Elba Ramalho e Alceu Valença.
|
---|
Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas |
Com outra linha de raciocínio, o jornalista Felipe Voigt postou no seu blog uma "Carta aberta a Cláudia Leitte". O blogueiro fez uma severa crítica a declaração divulgada pela cantora na terça-feira, 27, sobre os comentários negativos que recebeu após seu show: "A forma como a senhora tratou os que a criticaram em nada difere da postura deles. A senhora não foi respeitada porque não respeitou primeiro. Teve a mesma soberba de outro artista que levou uma chuva de garrafas (Voigt se referiu a Carlinhos Brown) na edição passada. Chegou querendo impor e se impor, esquecendo-se de que não estava em um terreno “seu”. É fácil ser estrela em uma micareta, mas deve ser foda saber que não era a artista principal da noite no festival em que tocou", concluiu.Quem defendeu Claudinha, mesmo que de forma sutil, foi a cantora Rita Lee. "Apresentar-se em ninho estranho não é para maricas", escreveu a artista em seu perfil no Twitter. Diferente do jornalista Felipe Voigt, Rita Lee não falou sobre a polêmica carta de Claudia Leitte.
A cantora Ivete Sangalo, que se apresenta nesta sexta-feira, 30, no evento, soltou o verbo e mostrou que não está preocupada com o público fanático do Rock: "Ninguém tem obrigação de gostar de mim. Não vou fazer malabarismos, virar cambalhotas, nem cantar uma música da Alanis Morissette para conquistar o público", disse a musa em entrevista ao jornal "O Globo".Além dos artistas, internautas também tem debatido o assunto nas redes socias, uns contra e outros à favor da diversidade de ritmos. Alguns passam até dos limites tornando o comentário uma verdadeira ofensa, como o seguidor que escreveu: "Dizer que rockeiros são nazistas é o mesmo que dizer que quem curte funk e axé é inteligente". Ainda assim outros rebatem com comentários do tipo: "aposto que quem ta reclamando da Cláudia Leitte se estivesse lá no Rock in Rio iria estar gritando e pulando".
Polêmica declaração de Claudia LeitteA discussão sobre o Axé no Rock in Rio não é nova, mas ganhou força depois que Claudia Leitte publicou uma carta polêmica no seu blog pessoal, quase como um desabafo em resposta as críticas recebidas após a sua apresentação no evento. Em um dos trechos, Claudia fala diretamente para aqueles que não curtem Axé: "Ok. Não gostar de Axé é normal! Anormal é achar-se superior porque conhece John Coltrane ou porque adora o Metallica. Procurem no Google sobre a história de um ariano que se achava superior aos judeus…", escreveu. A cantora ainda deu o exemplo de personalidades estrangeiras que vem ao Brasil, mas não se preocupam em fazer uma boa apresentação: "Artistas internacionais vêm pra cá, mostram a bunda, atrasam-se por 2 horas porque estão dando uma festinha no camarim, não conseguem conciliar a respiração com o canto, não preparam espetáculos para o nosso povo, desafinam, enfim, pouco se importam conosco, e nós, que pagamos caro para tê-los em nossa terra, chamamos isso de rock."