Preta Gil teve seu nome utilizado em uma Lei no Rio de Janeiro. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes na última quarta-feira (4).
O projeto 2371/2023 apresentado pelos vereadores Verônica Costa, Luciana Novaes, Marcos Paulo e Niquinho, determina campanhas de conscientização e prevenção do adenocarcinoma, câncer que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo o intestino grosso (cólon), pulmão, mamas e próstata.
Leia também:
“A campanha permanente de prevenção ao adenocarcinoma tem a finalidade de promover e conscientizar a população acerca da doença, as formas de prevenção e os tratamentos”, diz o texto do documento.
“Além de estimular ações educativas mediante a difusão dos conhecimentos científicos relacionados ao adenocarcinoma na perspectiva da prevenção, do diagnóstico precoce e dos meios de tratamento”, continuou a descrição do projeto.
Preta Gil e luta contra câncer
A herdeira de Gilberto Gil viveu uma intensa batalha contra o adenocarcinoma em 2023. A cantora fez anuncio do fim do tratamento em dezembro.
O último procedimento médico feito por Preta foi feito em São Paulo. Na cirurgia, ela reverteu uma ileostomia temporária e reconectou o intestino da artista.
"Digo com todo o meu coração e com todo o aval dos médicos: venci o câncer do intestino, venci essa batalha junto com a ajuda de Deus, dos meus orixás, das minhas santinhas, do meu amor de vocês, da minha família e a competência irreparável dos médicos", disse ela nas redes sociais na época.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!