Convidada do programa de entrevistas 'De Frente com a Blogueirinha', da influenciadora digital Blogueirinha, Preta Gil abriu o jogo sobre assuntos delicados da vida, entre eles o momento em que foi vaiada durante uma palestra, em 2017.
Segundo Preta, a reação negativa do público veio após ela ter se chamado de "mulata". A cantora relata que estava se apresentado para o público e usou o termo por entender que aquele era o que melhor a definia.
Leia também:
“Fui contar uma história sobre a minha vida e falei: ‘Eu, que sou uma típica mulata brasileira’. Isso foi em 2017. Veio um ‘uh’ do fundo do teatro que eu não entendi que era para mim. Olhei para um lado, olhei para o outro, e falei: ‘O que está acontecendo?’. Não tinha entendido que era uma vaia”, disse.
Para a artista, o termo era o certo para se referir a uma pessoa como ela, filha de um pai negro com uma mãe branca. Após conversas com amigos, entre eles, Taís Araújo, ela descobriu a origem da palavra.
Segundo a cantora, um dos significados encontrados por ela foi de que as escravas negras eram tratadas como 'mulas' e, quando abusadas sexualmente pelos senhores de engenho, os filhos passavam a ser chamados de 'mulatos'. "Fiquei chocada. Meu Deus, como é que eu não sabia disso", disse.
A palavra, utilizada na língua espanhola, tinha a versão contada por Preta como significado. Ainda há a teoria de que a palavra deriva do árabe muwallad, usado para designar filhos de muçulmanos com pessoas que não praticavam a fé do Islã.
Na mesma palestra, Preta foi criticada por utilizar a palavra "denegrir", que no dicionário significa "manchar reputação, ou fazer ficar escuro", atribuindo ao negro algo de caráter negativo.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!