A cantora Preta Gil vai receber uma homenagem promovida pela família em Salvador. No dia 20 de agosto, data que marca um mês da morte da artista, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, recebe uma missa em memória da filha de Gilberto Gil.

O evento será realizado às 19h. A escolha da igreja teria sido motivada pela ligação de Preta com a Irmandade do Rosário dos Pretos. Foi justamente no local religioso que a cantora celebrou e agradeceu a remissão do câncer, em janeiro do ano passado.
Leia também:
Segundo informações do Jornal Correio, o momento será "marcado por fé, música e saudade". A cerimônia será ministrada pelo vigário Lázaro Muniz, que era amigo da cantora.
Preta Gil morreu no dia 20 de julho, após cerca de dois anos em tratamento contra um câncer colorretal. O velório da artista aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e contou com a presença de famosos e fãs.

Preta Gil será homenageada no Carnaval de Salvador em 2026
A missa de um mês não será a única homenagem feita para Preta Gil em Salvador. A cantora vai ganhar uma homenagem no Carnaval de Salvador em 2026, o "Bloco da Preta" vai retornar como forma de celebrar o legado da artista que morreu no dia 20 de julho, em meio a luta contra o câncer. O bloco também acontecerá em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro será em formato de pré-Carnaval, enquanto em Salvador acontecerá no meio da folia baiana e em São Paulo será no pós-Carnaval, como aconteceu em anos anteriores.
No total, foram 12 edições do Bloco da Preta no Carnaval carioca, cinco em Salvador e três em São Paulo, todas gratuitas e sem abadás. A últimas ocorreram em 2020, já que o Carnaval foi pausado em 2021 e 2022 por conta da pandemia de Covid-19. Em 2023, Preta descobriu o câncer e não desfilou, assim como nos anos de 2024 e 2025.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


