|
---|
Tuca Fernandes lança álbum pela Som Livre e vai se apresentar no Axé Brasil, Minas Gerais, dia 14 de abril |
Era uma sexta-feira quando ele entrou no palco do Axé Brasil, em Belo Horizonte, Minas Gerais, diante de 40 mil pessoas. O frio na barriga não impediu que Tuca Fernandes, 47 anos, chorasse. Era emoção demais: ele se despedia da banda Jammil, na qual esteve por 17 anos. Quase um ano depois, ele sente o mesmo frio na barriga. Dessa vez, a curiosa sensação toma conta do cantor por uma razão diferente: o lançamento do álbum de estreia da sua carreira-solo. Tuca Fernandes (Som Livre) apresenta 16 canções, sendo oito de autoria do próprio artista, com arranjos do prestigiado Letieres Leite e direção musical de Guiga Scott. São esses novos ingredientes e parcerias que, segundo o cantor, trazem novos ares a este momento. “Eu estou muito feliz com o resultado do disco. Estava ouvindo agora, pela milésima vez. Tem muito tempo que eu nao ouvia um disco meu assim”, confidencia, deixando claro a sua satisfação com Pire no Seu Amor.
Comparações As mudanças provocam inevitáveis comparações com o trabalho que ele desenvolvia no Jammil com o ex-parceiro Manno Góes, mas Tuca diz não se importar: “Creio que as mudanças foram positivas. Continuo tendo fãs que me seguem e que continuam curtindo meu trabalho”. É nesse clima de empolgação com a nova jornada que ele analisa o que mudou desde sua saída da banda Jammil: “Eu sou carreira-solo hoje, mas com um espírito muito mais de banda”. O processo de gravação do álbum foi longo, mas simbólico para uma nova fase. “Foi diferente. Nos trancamos no estúdio, escolhemos 15 de mais de 25 musicas, e começamos a trabalhar nelas, uma por uma, todo mundo junto”, conta. Pirei no Seu Amor, de Thiago Castro e Joe Fraga, foi a primeira música de trabalho da carreira-solo de Tuca Fernandes e emplacou na trilha sonora do programa adolescente Malhação, da Globo/TV Bahia. O disco traz ainda uma versão acústica da canção, como faixa bônus. Já a adrenalizada Fevereira, outro destaque do trabalho, tem sido uma das músicas mais pedidas em suas apresentações. Composta por Tuca com Tenison Del Rey, Paulo Vascon e Edu Casanova, ela usa o pop ska para dizer que a mulher brasileira “nasceu pra ferver”.
|
---|
Nada, Alice e Não Me Mande Embora são canções escritas apenas pelo cantor, que brinca e fala até de The Doors em Alice, a lendária banda de rock de Jim Morrison. Ainda estão presentes os lados reggae e rock com as regravações de Eu Piro Quando Você Passa, de Pablo Dominguez; e Ciúme, clássico, do Ultraje a Rigor. As parcerias ajudaram a compor o novo cenário de Tuca. Ele escolheu, por exemplo, o “grande amigo e parceiro” Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz, para fazer os arranjos e produzir o álbum. O resultado da parceria foi muito bem aprovado. “Estou feliz com os arranjos, ficou a minha cara”, afirma. E ele também garante que o trabalho mantém a sua pegada meio pop, meio rock, percussiva: “O disco nao renega o passado, mas aponta para o futuro”. Quando o assunto é a próxima faixa de trabalho, a coisa complica. “Gosto de todas, ainda estamos escolhendo”, conta, rindo. Após o grande teste, que foi o seu primeiro Carnaval solo, Tuca se prepara para o show no Axé Brasil 2012, dia 14 de abril, em Minas. Periga chorar de novo.