Do calculista Jaques, de "Dona de Mim", para a inesquecível Nazaré Tedesco, de "Senhora do Destino", as novelas brasileiras marcaram gerações com vilões que entraram para a história, muitos deles até mais lembrados que os próprios mocinhos. Personagens como Carminha, Flora e Odete Roitman conquistaram o público com suas tramas cheias de manipulação e crueldade.

Jaques (Dona de Mim)

O antagonista, que cresceu à sombra de Abel (Tony Ramos), se sente injustiçado por não ter sido escolhido pelo pai para assumir a fábrica de lingerie da família. Movido pela inveja e pelo desejo de vingança, planeja tirar tudo do irmão. Para isso, desvia dinheiro da empresa e chega ao ponto de armar um acidente de carro para provocar a morte dele.
Leia também:
Odete Roitman (Vale Tudo – 1988)

A vilã interpretada por Beatriz Segall na primeira versão da novela é implacável e conhecida por seu desprezo pelo Brasil. Manipula toda a família para atingir o que deseja. E guarda um segredo sombrio, ela foi responsável pela morte do próprio filho, deixando que a culpa recaísse sobre a filha, que acabou se tornando alcoólatra.
Raquel (Mulheres de Areia)

Glória Pires interpretou as gêmeas Ruth e Raquel com maestria, diferenciando claramente suas personalidades. Ao contrário da doce Ruth, Raquel não media esforços para conseguir o que queria, inclusive roubar o namorado da irmã, Marcos (Guilherme Fontes), e atormentar Tonho da Lua (Marcos Frota).
Alexandre (A Viagem)

O problemático personagem, interpretado por Guilherme Fontes, é preso após matar um homem durante um assalto. Na prisão, comete suicídio e, a partir daí, seu espírito passa a assombrar aqueles que ele vê como responsáveis por sua morte e encarceramento.
Branca (Por Amor)

A manipuladora Branca, vivida por Susana Vieira, mantém um casamento de fachada com Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella). Além de ter um filho com outro homem, vive controlando e interferindo na vida de todos à sua volta. Protagonizou cenas marcantes, como a briga com Isabel (Cássia Kis) por causa de joias.
Marcos (Mulheres Apaixonadas)

O vilão interpretado por Dan Stulbach era obcecado pela ex-esposa Raquel (Helena Ranaldi). Incapaz de aceitar o fim do relacionamento, passou a persegui-la. Em um dos momentos mais marcantes, agride a professora com uma raquete de tênis e também inferniza a vida de Fred (Pedro Furtado), aluno com quem ela se envolveu.
Cristina (Alma Gêmea)

Flávia Alessandra deu vida à invejosa Cristina, que sempre teve ressentimento da prima rica, Luna (Liliana Castro). O ciúme aumentou após o casamento da moça com Rafael (Eduardo Moscovis) e quando herdou as joias da avó ao engravidar. Com a morte de Luna, Cristina aproveitou a situação para se casar com Rafael sob o pretexto de ajudar na criação do filho dele.
Flora (A Favorita)

Patrícia Pillar interpretou uma das vilãs mais enigmáticas das novelas. Fria e manipuladora, Flora fez de tudo para se vingar de Donatela (Claudia Raia) após deixar a prisão, deixando o público em dúvida sobre quem dizia a verdade.
Carminha (Avenida Brasil)

Vivida por Adriana Esteves, Carminha se tornou um ícone da teledramaturgia. Depois de abandonar a pequena Nina (Mel Maia) no lixão, demonstrou ser capaz de qualquer coisa por dinheiro. Ao lado do amante Max (Marcello Novaes), infiltrou-se na família de Tufão (Murilo Benício) para manter seu luxo e poder.
Nazaré Tedesco (Senhora do Destino)

Imortalizada por Renata Sorrah, Nazaré ficou marcada por empurrar suas vítimas da escada. Além de roubar bebês, tentou se livrar da enteada Cláudia (Leandra Leal). No desfecho, após sequestrar a filha de Isabel (Carolina Dieckmann), se atira no rio, encerrando sua trajetória de crimes.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


