A apresentadora do programa "Encontro", Patrícia Poeta, alfinetou o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, durante o quadro "Encontro com a Bola", nesta segunda-feira (26). Ela comentou a polêmica envolvendo o técnico, que respondeu a pergunta de uma jornalista de forma machista, em uma coletiva de imprensa.
O comentário foi feito durante a passagem sobre a goleada do Palmeiras sobre o Cuiabá, no Brasileirão. "Mais do que a goleada, o que repercurtiu, não posso deixar de abrir um parênteses aqui e falar de algo fora de campo, [foi] a reação do Abel, do técnico, quando foi perguntado por uma colega sobre o estado de saúde do Mayke, no pós-jogo. Ele respondeu, com uma fala completamente infeliz, machista", começou ela.
Leia mais:
Após repassar o momento em que Abel responde a jornalista, Patrícia comenta que o "machismo entranhado" na fala dele é um absurdo. "Para você ver que é tão entranhado o machismo, que ele nem se tocou! Ele só foi reagir depois que foi extremamente criticado", pontuou a jornalista.
Após a repercurssão do caso, Abel Ferreira afirmou, em nota, que foi mal interpretado e que a fala foi "infeliz". Para Patrícia, o posicionamento do técnico deixa claro como ele não percebeu, ou se arrepende, da natureza machista da resposta.
"[A resposta dele] mostra mais uma vez que o machismo está tão entranhado que a pessoa nem se dá conta do que fez, de como ele reagiu a uma pergunta", comentou ela.
Abel Ferreira afirmou que apenas 3 mulheres podem exigir explicações dele
A fala machista de Abel aconteceu no domingo (25), durante uma coletiva de imprensa. A jornalista Alinne Fanelli, da rádio BandNews FM, pediu para que Abel desse atualizações do estado de saúde do jogador Mayke e o técnico do palmeiras reagiu de forma hostil.
"Há uma coisa que vocês tem que entender. Eu tenho que dar satisfações a 3 mulheres só. A minha mãe, a minha mulher e a presidente do Palmeiras, que é Leila. São as únicas que tem o direito de vir falar comigo e pedir explicações, porque a equipe perdeu, porque se lesionou, porque não tem o A, o B e o C. São as únicas que tem direito de vir para mim e pedir explicações", disse ele.
A forma e a natureza da fala do técnico do Palmeiras foram mal recebeidas nas redes sociais, que criticou a postura de Abel diante da profissional. A jornalista recebeu diversas mensagens de apoio de internautas e chegou a falar do assunto.
"Oi gente. Muito obrigada pelas milhares de mensagens e pelo carinho! Estou totalmente concentrada para mais uma transmissão na BandNews FM, hoje, em São Paulo x Vitória. Neste momento, vou focar neste trabalho que vem pela frente. Depois da jornada, voltamos a falar. Obrigada.", disse ela.
A Band News FM se pronunciou sobre o assunto e apontou machismo na fala de Abel. "Tem Mulher na Área" não é apenas um quadro da BandNews FM. É um lema de uma rádio que tem no seu DNA o respeito às mulheres, das ouvintes às profissionais que fazem desse veículo de comunicação um dos principais do Brasil. Neste sábado, a nossa repórter Alinne Fanelli foi desrespeitada ao exercer sua profissão. O machismo indiscutível demonstrado pelo técnico Abel Ferreira é injustificável e indefensável. Postura que certamente não representa as milhares de torcedoras do Palmeiras que, assim como a jornalista Alinne Fanelli, trabalham com profissionalismo e dedicação, independentemente do setor. À nossa repórter, solidariedade e respeito!"