O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated-RJ) está investigando artistas que atuam como atores e não possuem DRT, registro profissional exigido para atuação em produções audiovisuais. Entre os nomes estão L7nnon, que irá estrear nas telinhas da TV Globo, e o ator Rafael Vitti, que também não possui registro.

Hugo Gross, presidente do órgão, informou que vai denunciar os responsáveis por "burlar" esse sistema. "Se o registro não for cumprido, automaticamente o departamento jurídico do sindicato vai entrar em cima, junto com ações, denúncias junto ao Ministério Público, multas para qual empresa estiver contratando. A lei tem que ser cumprida. É muito melhor você pegar um ator que realmente tenha qualificação e possa exercer a função de maneira clara, respaldado dentro da lei e que tem registro profissional", explicou, em entrevista à Contigo!.
Leia também:
Hugo Gross ainda aponta que o Delegacia Regional de Trabalho é um documentário necessário não só para identificar os artistas que tem autorização legal para atuar, mas para o reconhecimento desse ramo. "É obrigatório para a gente valorizar a categoria e para não pegarem pessoas sem registro, pessoas que não são qualificadas, e inserirem no mercado, tirando pessoas que estudaram, como Fernanda Montenegro, a própria Fernanda Torres que está sendo indicada ao Oscar. Pegar uma pessoa que aparece, que quer, mas não sabe o que é o talento... a respeitabilidade. A gente não banalizar a profissão e pegar pessoas que estudaram e tiraram o registro por mérito".
O presidente do Sindicato relembra casos em que um pedido de participação em uma novela tornou-se um problema ainda maior e exemplifica a atuação de influenciadores. "É uma conscientização de cada um, né? Com essa demanda de influencer digital, as emissoras contratam sem registro, porque dentro da cabeça dela, ela acha que uma pessoa que tem milhões de seguidores fará sucesso como faz na rede social. Só que o mercado é outro, é diferente", acrescenta.
Globo escala rapper L7nnon para nova novela
O cantor L7nnon foi escalado para a novela "Dona de Mim", próxima trama das 19h da TV Globo. Após MC Cabelinho, emissora aposta mais uma vez em um nome da música urbana e parece que agradou o público.

O rapper dividirá cena com artistas veteranos como Tony Ramos, Claudia Abreu, Marcello Novaes e Marcos Pasquim. A novela será dirigida por Allan Fitterman, responsável por No Rancho Fundo (2024) e Mar do Sertão (2022).
L7nnon comemorou mais um passo na atuação e a estreia na teledramaturgia. Nas redes sociais, ele compartilhou a novidade com os fãs. "Eu lembrou como foi a primeira vez que eu pisei lá na TV Globo, a felicidade que eu senti de estar ali e depois ser convidado inúmeras vezes para voltar. Mas, dessa vez, é diferente. É mais um passou muito importante na minha carreira. Vamos com tudo, trabalhar e estudar para isso dar certo", afirmou em vídeo.
Nos comentários, os fãs e amigos de L7 comemoraram a conquista. "vai ter que mudar teu nome pra Ldas7 📺🏆", escreveu um seguidor. "Do Barata para atuar em rede Nacional!", escreveu um outro. "Meu Deus 😨, eu não gosto de novela mas vou ver só por causa deleee", comentou uma segunda.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:

Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
