O SBT bateu o martelo e decidiu acabar o setor de dramaturgia da emissora após três décadas. A emissora havia retomado as novelas infantis, sob escrita de Íris Abravanel, em 2012 com "Carrossel", mas enfrenta crise desde 2023 com "A Infância de Romeu e Julieta".

Segundo informações do TV Pop, as atividades envolvendo novelas e séries serão descontinuadas em agosto, com o término das gravações de "Quem Vai Ficar com Mamãe?", nova série da emissora.
Leia também:
Com isso, a emissora deixará de ter um núcleo de dramaturgia e vai exibir produtos de terceiros, como acontece com a Record atualmente. O canal de Daniela Beyruti ainda firmou uma parceria com a Disney, para a produção de uma novela que deve estrear em 2026.
Nesse tipo de parceria, o SBT dividiria os lucros e custos da trama que seria gravada nos estúdios da rede, mas sob produção de uma terceirizada, barateando o custo de produção de uma novela inédita e dividindo os direitos entre TV e streaming.
A parceria entre Disney e SBT não é inédita, eles já trabalham juntos em "A Caverna Encantada", mas de forma diferente. Com a novela infantil, o streaming já recebe os capítulos prontos e os deixa disponíveis para os assinantes. Vale lembrar que eles também serão parceiros no "The Voice Brasil".

A novela "A Caverna Encantada", por sinal, ficará manchada como a última trama inteiramente feita pelo SBT e também o maior fracasso, tendo até o horário mudado do nobre para o início das tardes como forma de salvar a história.
SBT segue com demissões no setor
O TV Pop ainda aponta que os funcionários do núcleo de dramaturgia já estão sendo dispensados da emissora, com cortes que começaram na terça-feira (15). Em junho, outros 50 funcionários já haviam sido demitidos do canal.
Em nota o SBT se pronunciou afirmando que segue com reestruturação do canal que já estavam previamente decididas. A emissora ainda afirma que anunciará novas ações em breve.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


