iBahia > eleições 2018
ELEIÇÕES 2018

Médica publica faz post em rede social e gera revolta

Uma captura de tela do texto gerou revolta nas redes sociais. O perfil de Beatriz Padovan Vilela foi excluído.

Redação iBahia • 28/10/2018 às 13:03 • Atualizada em 30/08/2022 às 1:56

Google News siga o iBahia no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grande vai apurar o caso de um post no Facebook atribuído a uma médica, afirmando que era "dia de maldade" e de dar alta a pacientes dependendo do voto de cada um. Uma captura de tela do texto gerou revolta nas redes sociais. O perfil de Beatriz Padovan Vilela foi excluído.

"Hoje é dia de maldade. Perguntar pro paciente em quem vai votar antes da alta. Dependendo da resposta, alta só segunda!! #B17 É dessa vitamina que o povo brasileiro precisa!", dizia a publicação. Uma crítica à atitude da médica publicada no Twitter na manhã deste domingo já angariou quase 2 mil curtidas e cerca de 1,1 mil compartilhamentos.

"Fica a observação para vocês tomarem cuidado", escreveu uma usuária do Twitter. "Nossa! Que falta de ética! Tem que denunciar para o CRM!!", afirmou outra internauta.

Em nota, a Sesau orientou que o caso seja denunciado ao Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul, que "pode proceder na abertura de sindicâncias e processos disciplinares". A assessoria de imprensa do CRM-MS informou ao GLOBO que a denúncia foi recebida na noite deste sábado e será encaminhada ao setor responsável.

"O Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul esclarece que a entidade é uma autarquia federal sem posicionamento ou direcionamento político, sendo assim, a denúncia sobre a médica será encaminhada para o setor responsável para análise dos fatos e possível abertura de sindicância", diz o comunicado.

A Sesau ressaltou que "não concorda e não corrobora com opiniões, seja de conotação política ou não, que contrariem os códigos éticos profissionais, neste caso o da medicina, uma vez que o mesmo reforça que o profissional jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade".

No entanto, a pasta disse ainda que "não há nenhuma restrição sobre o livre pensamento, sendo o mesmo assegurado legalmente, considerando a liberdade individual dos servidores nas suas relações privadas, especialmente no uso de perfis pessoais nas redes sociais, sendo os mesmos responsáveis por responder cível e criminalmente pelos seus atos".

Leia abaixo, na íntegra, a nota da Sesau de Campo Grande:

"A SESAU não concorda e não corrobora com opiniões, seja de conotação política ou não, que contrariem os códigos éticos profissionais, neste caso o da medicina, uma vez que o mesmo reforça que o profissional jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

Por outro lado, é  importante  lembrar que não há nenhuma restrição sobre o livre pensamento, sendo o mesmo assegurado legalmente, considerando  a liberdade individual dos servidores nas suas relações privadas, especialmente no uso de perfis pessoais nas redes sociais, sendo os mesmos responsáveis por responder cível e criminalmente pelos seus atos.

A formalização de eventual denúncia seja coletiva ou individual em razão da manifestação da profissional também deve ser feita ao Conselho Regional de Medicina que pode proceder na abertura de sindicâncias e processos disciplinares.

TAGS:

Alta Bolsonaro Haddad Paciente POst Rede Social Revolta

RELACIONADAS:

Dança dos Famosos: Juliano Floss e mais estrelas estão na repescagem

Saiba quem avançou

Dança dos Famosos: Juliano Floss e mais estrelas estão na repescagem

Julia Kudiess sofre lesão no joelho e está fora da Liga das Nações

Seleção Feminina de Vôlei

Julia Kudiess sofre lesão no joelho e está fora da Liga das Nações

Resumo da semana de 'Alma Gêmea' tem escândalo, chantagem e mais

20 a 24 de maio

Resumo da semana de 'Alma Gêmea' tem escândalo, chantagem e mais

Tony Ramos passa por nova cirurgia na cabeça; veja boletim

Procedimento de urgência

Tony Ramos passa por nova cirurgia na cabeça; veja boletim

Filha de Xanddy e Carla Perez ganha homenagem apaixonante de namorada

Camilly Victória

Filha de Xanddy e Carla Perez ganha homenagem apaixonante de namorada

SineBahia oferece 501 vagas para interior da Bahia na segunda (20)

Empregos

SineBahia oferece 501 vagas para interior da Bahia na segunda (20)

MAIS EM ELEIÇÕES 2018 :

Ver mais em Eleições 2018