icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ELEIÇÕES 2022

Três secretários deixam governo da Bahia para disputar eleições

Em Salvador, três gestores deixam pastas para pleito; legislação eleitoral permite que gestores deixem cargo até sábado (2)

foto autor

Redação iBahia

01/04/2022 às 20:35 • Atualizada em 30/08/2022 às 17:47 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Reprodução/g1

Ao menos três secretários estaduais do governo da Bahia deixaram a gestão nesta sexta-feira (1) para disputar as eleições deste ano. As exonerações confirmadas são de Jerônimo Rodrigues, da Educação (SEC), de Eures Ribeiro, do Desenvolvimento Urbano (Sedur), e de Josias Gomes, do Desenvolvimento Rural (SDR), todas publicadas no Diário oficial do Estado.

Os gestores têm até sábado (2) para deixarem os cargos, como indica a legislação eleitoral. Segundo o g1 Bahia, à exceção de quem vai concorrer à reeleição, a lei determina que postulantes devem sair das pastas seis meses antes do pleito.

Dos três nomes exonerados, apenas Josias Gomes retorna à Câmara de Deputados. Ele tentará a reeleição. Já o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa e ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Eures Ribeiro, deve tentar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.

O ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, já confirmou que será o candidato do PT para o governo do estado.

Além deles, o Diretor-Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Oziel Oliveira (PSD) também deixa o cargo para disputar as eleições, em uma vaga na Câmara de Deputados.

O Diário Oficial desta sexta também indica Jeandro Laytynher Ribeiro para assumir a pasta. O mesmo ocorre na Sedur, onde Ananda Teixeira Costa Lage será a nova gestora. Já na Educação, o subsecretário Danilo de Melo Souza será o nome chefe da pasta.

Salvador

Em Salvador, três secretários também deixaram os cargos que assumiam na gestão do prefeito Bruno Reis.

O ex-secretário de Saúde, Leonardo Prates (PDT) deixou a pasta na última quarta-feira. Ele retomou o mandato de deputado estadual, mas ainda não anunciou qual cargo disputará nas eleições de outubro. Décio Martins, que era subsecretário, assume a pasta.

Além de Prates, Fábio Mota, de Cultura e Turismo, e o vereador licenciado Luiz Carlos (PRB), da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, também deixaram as pastas. O substituto de Luiz Carlos será o vereador Julio Santos (PRB).

Leia mais sobre as Eleições 2022 em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Eleições 2022