Pedir um aumento salarial quase nunca é uma tarefa simples. Algumas pessoas são negociadores inatas, enquanto outras veem a necessidade de negociar um aumento como um martírio. Alguns profissionais chegam a iniciar a busca por um novo emprego acreditando que não ganhará o almejado aumento, mesmo sem nem ter tentado negociá-lo com seu chefe.
Leia também:
Michael Wheeler, professor no curso de Negociação Master da Harvard Business School, deu 7 dicas de como negociar seu aumento salarial. Confira!
1. Não se concentre apenas no dinheiro. Considere outras coisas além do salário. “Há bônus, benefícios, título, localização e muito mais, para levar em consideração. Você deve sempre começar avaliando o que você está disposto a comprometer – e o que você não está – para ter uma ideia do que é melhor para você e sua carreira, tanto a longo quanto a curto prazo”, diz Wheeler.
2. Defina até onde você pode chegar nessa negociação. Pesquise as faixas salariais para o seu cargo e nível, para isso você pode utilizar o Guia de Profissões da Catho, e delimite qual aumento mínimo você está disposto a aceitar.
3. Considere a perspectiva do seu chefe. Coloque-se no lugar dele. Seu chefe tem autonomia para dar-lhe um aumento ou ele também precisa negociar com seu superior? E você? É mesmo um funcionário que merece um aumento? Seu chefe terá argumentos para defendê-lo para seu superior?
4. Esteja preparado para responder. “Liste todas as razões, boas e ruins, que seu chefe pode ter para recusar seu pedido”, diz Wheeler. ”Então prepare uma resposta sólida para cada uma delas”.
5. Treine. Pratique com um amigo antes de pedir um aumento. Se você não conseguir convencer o seu amigo, provavelmente você não terá muita sorte com seu chefe.
6. Programe-se estrategicamente. Escolha um momento para conversar que seja mais conveniente para seu chefe. Você não quer pegá-lo em um momento ruim. “Segunda-feira de manhã, quando ele está se organizando para uma semana ocupada, não é uma boa ideia”, diz Wheeler.
7. Cuide-se. “A negociação envolve tanto a cabeça quanto o coração. Sempre que a reunião for agendada, certifique-se de que você está bem descansado e reserve um tempo antes da reunião para que você possa fechar os olhos, fazer alguma respiração profunda e ficar centrado.”
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!