A nova data de aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) quando houve condições climáticas favoráveis em todo o país. Assim afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, durante coletiva que divulgou oficialmente o adiamento do "Enem dos Concursos" em todo o país.
Leia também:
"A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional", afirmou Paulo Pimenta.
As provas, que seriam aplicadas neste domingo (5), foram adiadas devido as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Durante a coletiva, a ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que a decisão tem o objetivo de garantir que os inscritos façam a prova "nas mesmas condições".
Durante a coletiva, os ministros afirmaram ainda que não seria possível manter o concurso no estado e, por causa disso, de forma igualitária no resto do país. Além disso, que o objetivo é garantir a integridade em todas as dimensões, da segurança das pessoas a segurança jurídica.
"Não temos uma nova data. Eu quero deixar bem claro que a gente, nas próximas semanas, poderá divulgar uma nova data, mas nesse momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite, hoje, divulgar uma nova data com segurança", completou a ministra Esther Dweck.
Esther afirmou ainda que a escolha da nova data depende também da disponibilidade de salas no país e a capacidade de distribuição dos exames pelo país.
Concurso Público Nacional Unificado
O Concurso Público Nacional Unificado é um novo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
O Governo busca promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
Na Bahia, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) seria realizado em 272 espaços de aplicação e 5.528 salas. A nova seleção de servidores públicos oferecerá 6.640 vagas divididas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.
A Unijorge (Campus Paralela), em Salvador, seria o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado. De 162.701 pessoas que se inscreveram no CPNU no estado, 7.683 fazem a prova nesta universidade.
Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!