
A contabilidade está mais presente no nosso dia-a-dia do que se pode supor. Por vezes, quando assistimos a programas jornalísticos, somos bombardeados com jargões que são específicos da área, tais como: o patrimônio líquido da empresa X cresceu 20% no último quadrimestre; ou, na aquisição do banco Y, foi detectado pela auditoria Z, que houve inconsistência na mensuração dos passivos e que é possível uma reviravolta na negociação. Uma situação mais cotidiana ainda é, quando, no seu trabalho, seu gestor te diz que não pode conceder o aumento desejado, pois há um quantitativo grande de passivos trabalhistas que devem ser pagos, impactando fortemente no fluxo de caixa que foi orçado para o próximo trimestre. E aí? Você conseguiu compreender todas essas situações?
 |
|---|
Você pode pensar que não tem nenhuma relação com essa área, em virtude de não ser conhecedor dos termos técnicos utilizados mas, acredite, você usa a contabilidade todo o tempo. Para provar meu argumento, proponho uma reflexão: quando você faz uma compra e opta por pagar com 3 cheques, sendo dois deles, pré-datados, o que você faz? Registra no canhoto do cheque, os valores e as datas em que estes serão descontados, não é isso? Então, esta é uma ação de controle patrimonial, função administrativa da contabilidade. Antes de falarmos do mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis, precisamos entender qual a sua formação, quais as habilidades desenvolvidas ao longo de oito semestres de um curso de bacharelado na área.
O profissional de Ciências Contábeis O profissional oriundo de instituição de ensino superior, tem uma formação baseada em três eixos fundamentais: formação humana, específica e geral. Isso quer dizer que além da técnica contábil, conteúdos curriculares que tratam de assuntos como psicologia, ética, filosofia, comunicação, economia dentre outras, são trabalhados. Em relação à formação profissional, conteúdos relacionados ao conhecimento de contabilidade básica, ao estudo de operações com mercadorias e os impostos incidentes, questões tributárias, custos, normas internacionais de contabilidade, contabilidade púbica e atuarial, matemática básica e financeira que trabalhará o raciocínio lógico e quantitativo, além das disciplinas de finanças de curto e longo prazos e questões orçamentárias auxiliam a formar o profissional habilitado aos negócios, tanto em nível operacional como estratégico. Este profissional é formado para interagir nos diversos tipos de negócios, privados e governamentais sendo a área contábil uma das mais promissoras em termos de oportunidades dentro do mercado de trabalho. O contador está habilitado a atuar na elaboração de relatórios contábeis, realização de auditorias, perícias e análises econômico-financeiras, tem aptidão no desenvolvimento de sistemas de controles gerenciais, atuação no planejamento tributário e financeiro na perspectiva empresarial mas pode, também, atuar de maneira consistente na área pública (governamental) considerando a elaboração das demonstrações contábeis e sua evidenciação social, além de poder empreender o seu próprio negócio na área contábil e atuar no magistério superior. Outra área de muita importância e que a atuação do contador é notada diz respeito à mensuração de ativos e passivos ambientais, a responsabilidade social muito em voga no momento atual. As organizações tem se mostrado preocupadas com a evidenciação de suas ações nessa área e a melhor forma de fazê-lo é através do balanço social. Podemos dizer que o mercado conta com um número razoável de postos de trabalho para o profissional contábil sendo este solicitado pelas empresas de auditoria e consultoria contábil, muitas vezes, antes mesmo de se formar. Por fim, para quem gosta de desafios e pretende atuar no mercado financeiro e dos negócios, em geral, terá no curso de bacharelado em ciências contábeis uma ferramenta a mais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Leia também: O que é um estágio legal? Especialista fala sobre o assunto